Mapeamento do Capital Intelectual em uma empresa de tecnologia sob a ótica de seu gestor
Show simple item record
| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor |
Ensslin, Sandra Rolim |
|
| dc.contributor.author |
Marques, Ailem Cintia |
|
| dc.date.accessioned |
2014-11-28T18:39:41Z |
|
| dc.date.available |
2014-11-28T18:39:41Z |
|
| dc.date.issued |
2009 |
|
| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127021 |
|
| dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o comportamento de uma empresa de tecnologia, denominada UCK, situada na cidade de Florianópolis, em relação à gestão do seu Capital Intelectual (CI). O estudo de caso foi realizado com base nas informações obtidas através da aplicação de um questionário. Caracteriza-se como empírico, de caráter exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizouse a classificação das categorias do CI conforme Sveiby (1998) e para a classificação das respostas a escala Likert de cinco pontos. Os resultados encontrados demonstram que: (i) a empresa apresenta todos os elementos do CI e a categoria CE e CR apresentam-se como as mais representativas.; (ii) no que diz respeito a categoria CE identificou-se a presença média 4,55 da categoria, na categoria CH apresentou uma presença média de 4,34 e, para a categoria CR, identificou-se a presença média de 4,6; (iii) as subcategorias Diversidade, Compartilhamento de Informação, Necessidades e Vendas configuram-se como as subcategorias mais representativas; e, (iv) a maioria apresenta nível de presença similar ao nível de importância que o gestor dá ao componente do CI, divergência constatada apenas nos elementos Consultoria, Indicadores de Desempenho (CE) e Divulgação (CR). Assim conclui-se que o comportamento da empresa evidencia a realização das práticas de gestão do CI, considerando todos os elementos reconhecidos pela organização como promotores de vantagem competitiva. |
pt_BR |
| dc.format |
f. |
|
| dc.format.extent |
90 F. |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
| dc.subject |
Capital Intelectual |
pt_BR |
| dc.subject |
Nível de presença |
pt_BR |
| dc.subject |
Grau de importância |
pt_BR |
| dc.title |
Mapeamento do Capital Intelectual em uma empresa de tecnologia sob a ótica de seu gestor |
pt_BR |
| dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar