Mapeamento das publicações científicas do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na área de concentração em Dentística da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Mapeamento das publicações científicas do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na área de concentração em Dentística da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: Mapeamento das publicações científicas do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na área de concentração em Dentística da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Santiago, Márcia Dietrich
Abstract: Estudo descritivo quantitativo com objetivo de mapear a produção técnico-científica do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia na Área de Concentração em Dentística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio das publicações periódicas no período de 2006 a 2010. Os objetivos específicos foram: levantar os artigos publicados nos periódicos científicos pelo corpo docente que atua ou atuou nesse departamento no período estudado; caracterizar as publicações com base nas seguintes variáveis: caracterização do lócus da pesquisa; caracterização do corpus da pesquisa, quanto à formação acadêmica e às Instituições de titulação dos docentes; tipos de autoria, individual/colaboração; frequência das publicações dos docentes por ano; periódicos utilizados para a publicação; idioma do artigo da publicação; produtividade dos autores; classificação do Qualis dos periódicos; análise das citações dos docentes nas bases de dados SciELO, SCOPUS e Web of Science e o fator de impacto de cada autor. Os resultados obtidos possibilitaram identificar que os docentes do Programa de Pós-Graduação são todos graduados em Odontologia e doutores em diversas áreas, apresentando como instituição de origem de graduação com maior incidência a UFSC, 9 graduações, seguida da Universidade de São Paulo com 5. O tipo de autoria em colaboração predominou em comparação com o de autoria individual, com predominância dos artigos em idioma português. No período estudado o número de artigos publicados equivale a uma média de 16,6 por docente e a média anual do Programa de Pós Graduação equivale a 36,6. Os periódicos de publicação dos docentes, na maioria, obtiveram Qualis ―B‖, apenas 6 títulos obtiveram Qualis ―A‖. Essa constatação pode ser um dos indicadores que comprometeram a avaliação do Programa da Pós-Graduação, que obteve classificação 3 na última avaliação da CAPES. A produtividade dos autores mostrou um declínio no período analisado, tornando-se um contraponto se comparado com o avanço das publicações científicas produzidas hoje.Quantitative and descriptive study which aims to map the technical-scientific production of the Graduate Program in Dentistry in the Area of Concentration in Dentistry of Federal University of Santa Catarina (UFSC) through the analysis of journals from 2006 to 2010. The specific objectives were: to identify the articles published in scientific journals by professors who work or have worked in the department during the studied period; to characterize the publications based on the following variables: locus characterization of the study; characterization of the corpus of the research based on training academic institutions and the titration of professors; types of authorship, individual / collaboration; frequency of publication of professors per year; journals used for publication; language of publication of the articles; authors' productivity; Qualis classification of the periodic; citation analysis of the articles in the databases SciELO, Scopus and Web of Science; and impact factor of each author. The results identified that the professors of the Graduate Program are all graduates in dentistry and doctors in many areas, with the highest incidence of graduation in UFSC, with 9 degrees, followed by the University of Sao Paulo with 5. Collaborative authorship predominated compared to single authorship, with the predominance of articles in Portuguese. During the studied period the number of articles published equates to an average of 16.6 per faculty and the annual average of the Graduate Program was 36.6. The periodic publication of the teachers mostly obtained Qualis "B", only 6 titles obtained Qualis "A". This finding may be an indicator that compromised the evaluation of the Graduate Program, that had grade 3 in the last CAPES classification. The productivity of the authors showed a decline in the period analyzed, making it a contrast compared to the current advance of scientific publications.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126901
Date: 2011-11-30


Files in this item

Files Size Format View
TCC Márcia.pdf 2.216Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar