Investigação do perfil dos docentes que orientaram monografias no

DSpace Repository

A- A A+

Investigação do perfil dos docentes que orientaram monografias no

Show full item record

Title: Investigação do perfil dos docentes que orientaram monografias no
Author: Boing, Ivã João
Abstract: Assume-se as seguintes afirmativas como premissas deste estudo: (i) a pesquisa, o ensino e a extensão configuram-se como as atividades-fins das Instituições de Ensino Superior; (ii) a monografia é a divulgação dos resultados - obtidos em uma pesquisa - a uma comunidade científica; e, (iii) os orientadores são personagens que mantêm relações intersubjetivas com seus orientandos, sendo que, desta convivência, resultam os trabalhos de graduação. No contexto dessas premissas, esta pesquisa investigou o perfil dos docentes que orientaram monografias no Curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 2000.1 a 2007.2. Trata-se de um estudo descritivo com procedimentos documentais e bibliográficos, com a finalidade de descrever as características qualitativas das monografias e de seus orientadores. A pesquisa analisou 672 monografias e 33 orientadores. Os resultados foram: (i) Erves Ducati e Nivaldo João dos Santos com o maior número de orientações, (ii) Ilse Maria Beuren docente maior número de publicações bibliográficas e técnicas, e trabalhos publicados com participação de alunos da graduação, (iii) professores que mais orientam não necessariamente são os que mais publicam, (iv) Eleonora Milano Falcão Vieira e Ari Ferreira de Abreu realizaram orientações com temas diferentes das áreas de conhecimento das disciplinas ministradas, (v) Luiz Felipe Ferreira realizou o maior número do orientações fora de sua área de pesquisa, (vi) Valdirene Gasparetto melhor índice monografias transformadas em artigos aprovados em congressos e/ou periódicos. Este trabalho busca contribuir com o departamento de Ciências Contábeis da UFSC, fornecendo elementos para uma reflexão crítica sobre a orientação das monografias, bem como a produção intelectual dos docentes do curso. Assim, a principal contribuição deste estudo está em oportunizar a discussão de propostas que tratem da problemática apresentada.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126630
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis292223.pdf 9.250Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar