Sistema de custos para empresa prestadora de serviços de lazer: um estudo de caso do clube de pagode

DSpace Repository

A- A A+

Sistema de custos para empresa prestadora de serviços de lazer: um estudo de caso do clube de pagode

Show full item record

Title: Sistema de custos para empresa prestadora de serviços de lazer: um estudo de caso do clube de pagode
Author: Geraldo, Eduardo Murilo
Abstract: A empresa em estudo é uma prestadora de serviços de lazer que organiza shows com bandas de pagode, dj’s e comercializa bebidas. Ela é identificada como Clube de Pagode, pois não foi permitida a sua identificação. O presente trabalho tem como objetivo apurar os custos da empresa através do custeio por absorção, para que o administrador conheça o comportamento dos custos e consiga coordenar operações, planejar o crescimento empresarial, avaliar e controlar o desempenho, entre outros. No desenvolvimento deste trabalho, procura-se enfatizar a importância da contabilidade de custos abordando-se os métodos de custeio variável e absorção. Apresenta-se também, a caracterização da empresa e seus custos apurados através de modelo proposto. De acordo com as características da empresa, foi sugerido o sistema de custos por absorção para o estudo do comportamento dos custos, já que ela não possui um sistema de custos. Foi apresentado o detalhamento dos custos incorridos no mês de junho de 2008 e as formas de rateio usadas nos custos comuns aos produtos para apuração do lucro bruto de cada produto ou serviço e do resultado do período analisado. A venda de Bebidas é a principal fonte de renda da empresa analisada. O sistema de custos por absorção, que apura o resultado da empresa estudada, evidencia informações relevantes para que os administradores possam analisar e controlar seus custos. De acordo com o sistema de custos por absorção, observa-se que os custos fixos têm um grande peso no resultado e a empresa pode formular uma estratégia para diluí-los aumentando o volume de vendas de ingressos e bebidas. O custo das bebidas vendidas aparece como o segundo maior. A maior contribuição da empresa para os lucros é proveniente das bebidas. Contudo, a venda de ingressos ajuda na venda de bebidas, pois, quanto maior o publico maior a venda de bebidas.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126195
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis291635.pdf 1.317Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar