Abstract:
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Os procedimentos para validar e confirmar oportunidades e riscos para o processo de negociação, especialmente, Cisão, Fusão, Incorporação e Aquisição de empresa, é chamado de due diligence. Identificar, avaliar e mitigar os riscos econômicos, contábil, financeiros e administrativos são tarefas primordiais antes de se concluir um negócio de reestruturação societária. Dessa forma, este trabalho monográfico busca demonstrar, com base em um estudo de caso, os procedimentos mínimos para realização de uma auditoria contábil de due diligence, com o intuito de auxiliar os profissionais da área de contabilidade na execução de auditorias dessa magnitude. Desse modo, inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica com base na história da contabilidade e auditoria no Brasil, assim como, em procedimentos de auditoria descritos nas práticas contábeis brasileiras. Em seguida, contextualizamos os processos de reestruturação societária e descrevemos sobre a importância da due diligence nos referidos processos. Por último, foi apresentado um estudo de caso, onde os procedimentos mínimos de auditoria de due diligence foram aplicados em uma empresa fictícia, demonstrando os ajustes efetuados e calculando um valor patrimonial pró-forma. Neste trabalho, portanto, pode se conhecer os procedimentos de auditoria inseridos em um processo de due diligence, realizados com base na legislação contábil vigente. O presente trabalho auxiliará aos profissionais na área de contabilidade, pois demonstrou um modelo prático de procedimentos envolvidos no processo de due diligence. |