Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
Show full item record
Title:
|
Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina |
Author:
|
Canever, Felipe Pereira
|
Abstract:
|
O presente estudo teve como objetivo evidenciar as principais estratégias e métodos de formação do preço de venda, utilizados em indústrias do Estado de Santa Catarina, tendo como parâmetro o número de empregados. A metodologia utilizada consiste na pesquisa exploratória descritiva, e pode, ainda, ser classificada como survey. Foram selecionadas as 100 maiores indústrias de Santa Catarina, desconsiderando as filiais, de acordo com uma listagem adquirida junto à FIESC. A coleta dos dados foi realizada através de questionário enviado por meio eletrônico e obteve-se um retorno de 12 indústrias, que constituem a amostra do presente estudo. Os resultados encontrados demonstram que as indústrias catarinenses estão inseridas em um mercado acirrado tendo na qualidade do produto um fator chave de sucesso. Todas as empresas da amostra atendem, em algum percentual, o mercado externo. A maioria das indústrias utiliza um método de custos para a formação do preço de venda e tem como parâmetro os preços de mercado. A estratégia de preço de venda mais adotada pelas indústrias é a de igualar ao preço dos concorrentes e, a estratégia de pacote e múltiplas unidades de preço demonstrando a capacidade de produção das indústrias pesquisadas. Cabe ressaltar que na maioria das empresas pesquisas a diretoria participa efetivamente na decisão do preço de venda. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126114
|
Date:
|
2008 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar