Identificação e gerenciamento dos elementos de Capital Intelectual em grandes empresas brasileiras

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Title: Identificação e gerenciamento dos elementos de Capital Intelectual em grandes empresas brasileiras
Author: Nascimento, Sabrina do
Abstract: No novo cenário de ascensão do conhecimento, presencia-se o aparecimento da sociedade do conhecimento, em que surge um novo tipo de capital, um capital nãomonetário, não palpável, mas extremamente valioso: o Capital Intelectual (CI). Assim, o conhecimento tornou-se a matéria-prima fundamental nas organizações, e a identificação, mensuração e o gerenciamento desse Capital Intelectual tornam-se indispensáveis à sobrevivência das organizações no mundo globalizado dos negócios. As organizações ao identificarem e gerenciarem os elementos de Capital Intelectual de forma eficaz terão, em suas mãos, um instrumento poderoso para seu sucesso organizacional. Quanto aos aspectos relacionados à identificação e ao gerenciamento do CI, este trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos de Capital Intelectual e suas formas de gerenciamento em grandes empresas brasileiras, por meio do envio de um questionário enviado as 500 Maiores & Melhores empresas brasileiras listadas, segundo a Revista Exame de 2007. Nesta perspectiva, a estratégia metodológica utilizada para alcançar o objetivo proposto consistiu de um estudo de múltiplos casos - quinze empresas que compõem a amostra - de maneira descritiva, buscando registrar as especificidades das empresas estudadas. A abordagem do problema é qualitativa, pois se busca identificar, classificar e compreender os dados provenientes da pesquisa sem o emprego de métodos quantitativos. Em relação aos resultados obtidos, deduz-se que as empresas investigadas possuem maior incidência dos elementos de CI na categoria de Capital Humano, seguida pela Capital Estrutural e de Clientes. Destaca-se que dez, ou 67% do seu total, realizam o gerenciamento do CI e destas, sete empresas possuem um sistema específico para avaliação do desempenho de tais elementos; o gerenciamento não possui um sistema ou indicador padronizado e está vinculado à avaliação da área de Recursos Humanos. Constatou-se que os investimentos em CI foram bastante diversificados e as empresas destinaram aproximadamente 1% de sua receita bruta para aplicar em CI, com a divergência no foco desses investimentos dentre as categorias. Verificou-se ainda que 80% das empresas possuem elementos de CI na missão, visão e valores, demonstrando o enraizamento desses elementos na cultura organizacional das empresas investigadas.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125985
Date: 2007


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