Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007

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Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007

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Title: Formação do preço de venda na área supermercadista: um estudo de caso em um supermercado da grande Florianópolis 2007
Author: Antonio, Geovane Airton
Abstract: A eficiência na gestão de uma empresa, seja, ela do setor publico, ou privado, industrial ou varejista, requer planejamento. Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas à se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função. Além disso, o preço é um dos principais determinantes para a escolha dos produtos pelos compradores. É um dos elementos chave para alcançar o volume de venda desejado, e por conseqüência tem um grande impacto nos lucros das empresas. Nesse sentido, o presente trabalho, analisa a formação do preço dos produtos em supermercados, e procura identificar variáveis, que influenciam as decisões de apreçamento nesse tipo de organização. Para atingir o objetivo proposto, foram abordados os principais métodos na opinião de alguns autores, para a formação do preço de venda de um produto, e nesse sentido, o estudo faz ponderações em relação aos riscos da formação do preço de venda pelos métodos analisados. A partir deste estudo, demonstrou-se através de um estudo de caso, para identificar como é formado o preço de um produto em um Supermercado da grande Florianópolis, vale salientar que: como se trata de um mercado altamente competitivo, a empresa não aceitou a divulgação de alguns dados e se restringiram apenas a comentar quais são as estratégias gerais utilizadas para o apreçamento do produto. A coleta de dados deu se através de uma entrevista com o Gerente do Setor comercial da empresa. O estudo de caso apresentado, demonstrou que além do uso do mark-up, a empresa utiliza outras estratégias para a formar seu preço de venda, porém de acordo com a teoria proposta, tal método apresenta limitações que podem ao longo prazo, prejudicar o alcance dos objetivos de rentabilidade e participação de mercado do supermercado analisado.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125718
Date: 2007


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