Responsabilidade social das entidades premiadas pela ADVB/SC no ano de 2006 (segundo alguns indicadores)

DSpace Repository

A- A A+

Responsabilidade social das entidades premiadas pela ADVB/SC no ano de 2006 (segundo alguns indicadores)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Flávio da
dc.contributor.author Voss, Barbara de Lima
dc.date.accessioned 2014-09-25T13:45:29Z
dc.date.available 2014-09-25T13:45:29Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125555
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract O proposto trabalho tem como objetivo analisar as entidades premiadas pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC) relativo à responsabilidade social corporativa, por meio de suas publicações contábeis obrigatórias ou voluntárias e por outras informações divulgadas pelas entidades. Dessa forma, busca-se entender como as relações entidade e sociedade, riqueza e distribuição, valorização do ser humano e lucratividade, afetam essas entidades. Discute-se, no referencial teórico do trabalho, a responsabilidade, os direitos universais do homem, o emprego e cidadania, renda e receita, ética, entidade ética, usuários, responsabilidade social corporativa, demonstrações contábeis obrigatórias, balanço social, demonstração de valor adicionado e necessidades humanas. A metodologia aplicada é dividida em três categorias, a primeira refere-se aos objetivos, definida como descritiva, a segunda categoria é quanto aos procedimentos metodológicos, nos quais caracterizada como uma pesquisa bibliográfica e documental, terceira quanto à abordagem do problema, determinada como qualitativa. A trajetória metodológica divide-se em três etapas, sendo a primeira a fundamentação teórica, seguido da coleta de dados e por fim a análise dos dados. As ferramentas contábeis chamadas de balanço social e demonstração de valor adicionado surgiram para expor dados sociais e ambientais pouco explorados pelas empresas em padrões compreensíveis pelos usuários. A cada instante um usuário requer mais explicitamente o papel social e ambiental das entidades, assim, os usuários são importantes para impulsionar o avanço das entidades rumo a sustentabilidade empresarial. Considera-se que de formas distintas que poucas entidades buscam repassar suas ações sócio-ambientais não somente por meio de concursos, eventos e premiações, mas também por relatórios ou demonstrativos contábeis não obrigatórios como o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 100 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Responsabilidade Social Corporativa pt_BR
dc.subject Balanço Social pt_BR
dc.subject Demonstrativo do Valor Adicionado pt_BR
dc.subject Sustentabilidade Empresarial pt_BR
dc.subject Indicadores de Responsabilidade Social pt_BR
dc.title Responsabilidade social das entidades premiadas pela ADVB/SC no ano de 2006 (segundo alguns indicadores) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis293892.pdf 1.093Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar