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O proposto trabalho tem como objetivo analisar as entidades premiadas pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC) relativo à responsabilidade social corporativa, por meio de suas publicações contábeis obrigatórias ou voluntárias e por outras informações divulgadas pelas entidades. Dessa forma, busca-se entender como as relações entidade e sociedade, riqueza e distribuição, valorização do ser humano e lucratividade, afetam essas entidades. Discute-se, no referencial teórico do trabalho, a responsabilidade, os direitos universais do homem, o emprego e cidadania, renda e receita, ética, entidade ética, usuários, responsabilidade social corporativa, demonstrações contábeis obrigatórias, balanço social, demonstração de valor adicionado e necessidades humanas. A metodologia aplicada é dividida em três categorias, a primeira refere-se aos objetivos, definida como descritiva, a segunda categoria é quanto aos procedimentos metodológicos, nos quais caracterizada como uma pesquisa bibliográfica e documental, terceira quanto à abordagem do problema, determinada como qualitativa. A trajetória metodológica divide-se em três etapas, sendo a primeira a fundamentação teórica, seguido da coleta de dados e por fim a análise dos dados. As ferramentas contábeis chamadas de balanço social e demonstração de valor adicionado surgiram para expor dados sociais e ambientais pouco explorados pelas empresas em padrões compreensíveis pelos usuários. A cada instante um usuário requer mais explicitamente o papel social e ambiental das entidades, assim, os usuários são importantes para impulsionar o avanço das entidades rumo a sustentabilidade empresarial. Considera-se que de formas distintas que poucas entidades buscam repassar suas ações sócio-ambientais não somente por meio de concursos, eventos e premiações, mas também por relatórios ou demonstrativos contábeis não obrigatórios como o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado. |
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