Abstract:
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O papel de responsabilidade social, assumido pelas empresas, no sentido de prevenir ou eliminar os impactos causados no meio ambiente provocado por suas atividades, incorrem em custos ambientais. Entretanto, se as empresa industriais verificam que esses custos ambientais, que são os gastos realizados com a proteção ambiental, podem transformar-se numa vantagem competitiva, elas passarão a incluir, mais essa visão como estratégia na gestão de seus negócios. Diante disso, torna-se de extrema importância que organizações industriais assumam não só o papel de produtoras de bens e serviços, mas também de co-responsáveis pela preservação do meio ambiente, já que em sua maioria, são grandes dependentes deste para exercer sua atividades. Para tanto, as informações sobre os custos ambientais podem ser classificados separadamente, de forma que os gestores possam avaliar com precisão o seu impacto na rentabilidade da empresa. Assim, para uma avaliação dos custos ambientais, eles estariam enquadrados em categorias: custos de prevenção, de correção, de controle e custos de falhas internas e externas, mostrando as empresas, por meio dessas classificações, o quanto vem sendo investido com o meio ambiente, seja de maneira preventiva, de controle ou quanto estão deixando de ganhar com a degradação ambiental, como ocorre nos casos de multas ou custos ambientais desnecessários, pois, o conhecimento dos custos ambientais e suas causas podem auxiliar no gerenciamento da empresa, levando-a um reprojeto de um processo que, como conseqüência, pode reduzir a quantidade de matéria-prima e os poluentes emitidos ao meio ambiente, evitando assim, penalidades presentes e futuras que afetariam um gestão eficaz da empresa. Portanto, para satisfazer esses objetivos, este trabalho procurou também evidenciar como vem sendo tratada essas informações numa empresa do ramo de alimentos, e analisar outros fatores da mesma relacionadas com o meio ambiente como: se há retorno por parte dos consumidores dos investimentos ambientais feitos pela empresa, readaptação do seu processo produtivo na área ambiental, incorporação dos custos ambientais no produto, entre outros, procurando assim, demonstrar causas e incentivos que têm levado as empresas industriais a descobrir que é possível cumprir com sua responsabilidade ambiental e obter benefícios no seu gerenciamento quando suas decisões envolvem a questão ambiental. |