O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing

DSpace Repository

A- A A+

O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Vicente, Ernesto Fernando Rodrigues
dc.contributor.author Silva, Eduardo Cardoso
dc.date.accessioned 2014-09-10T19:58:04Z
dc.date.available 2014-09-10T19:58:04Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125187
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta os resultados obtidos na aplicação de um estudo de caso na empresa Mini Kalzone, que é uma rede de franquias composta por 38 lojas espalhadas em 11 estados brasileiros. No estudo de caso constatou-se que a empresa não tem a cultura de utilizar informações de margem de contribuição para embasamento de suas decisões. O objetivo estabelecido nesta pesquisa é propor o uso da Margem de Contribuição como instrumento auxiliar para estratégias de marketing. Para fundamentação do estudo de caso, faz-se uma breve conceituação da Contabilidade Gerencial e de Custos. São apresentados também os principais métodos de custeio, porém enfatiza-se o custeio variável, em especial os conceitos de margem de contribuição. Após, são apresentado conceitos básicos de marketing e sobre o sistema de franchising. Na seqüência é apresentada a empresa e sua estrutura administrativa, onde são evidenciados os gastos variáveis, após devida identificação e classificação, tanto da indústria quanto dos pontos de vendas com objetivo de apontar as margens de contribuições unitárias de cada produto. No final são apresentados alguns problemas ocorridos e outros que possam vir a ocorrer na empresa pela falta de informações de margens de contribuição. Com esta pesquisa, obtêm-se, por meio das margens de contribuições, importantes informações para o embasamento da tomadas de decisões de marketing, como definição de linhas de produtos, promoções, exclusões de produtos, desenvolvimento de novos produtos, entre outras. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 62 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Custeio Variável pt_BR
dc.subject Margem de Contribuição pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Franshising pt_BR
dc.title O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Contabeis294239.pdf 784.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar