O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vicente, Ernesto Fernando Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Silva, Eduardo Cardoso |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-10T19:58:04Z |
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dc.date.available |
2014-09-10T19:58:04Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125187 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta os resultados obtidos na aplicação de um estudo de caso na empresa Mini Kalzone, que é uma rede de franquias composta por 38 lojas espalhadas em 11 estados brasileiros. No estudo de caso constatou-se que a empresa não tem a cultura de utilizar informações de margem de contribuição para embasamento de suas decisões. O objetivo estabelecido nesta pesquisa é propor o uso da Margem de Contribuição como instrumento auxiliar para estratégias de marketing. Para fundamentação do estudo de caso, faz-se uma breve conceituação da Contabilidade Gerencial e de Custos. São apresentados também os principais métodos de custeio, porém enfatiza-se o custeio variável, em especial os conceitos de margem de contribuição. Após, são apresentado conceitos básicos de marketing e sobre o sistema de franchising. Na seqüência é apresentada a empresa e sua estrutura administrativa, onde são evidenciados os gastos variáveis, após devida identificação e classificação, tanto da indústria quanto dos pontos de vendas com objetivo de apontar as margens de contribuições unitárias de cada produto. No final são apresentados alguns problemas ocorridos e outros que possam vir a ocorrer na empresa pela falta de informações de margens de contribuição. Com esta pesquisa, obtêm-se, por meio das margens de contribuições, importantes informações para o embasamento da tomadas de decisões de marketing, como definição de linhas de produtos, promoções, exclusões de produtos, desenvolvimento de novos produtos, entre outras. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
62 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Custeio Variável |
pt_BR |
dc.subject |
Margem de Contribuição |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Franshising |
pt_BR |
dc.title |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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