Abstract:
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O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto as concepções dos adolescentes-jovens do Projeto Aprendiz acerca da sua experiência juvenil. O objetivo geral do trabalho é apresentar quais são as concepções e vivências dos adolescentes-jovens do Projeto Aprendiz acerca da sua experiência juvenil no atual contexto histórico. Os objetivos específicos são: Analisar as concepções teóricas de juventude e adolescência, do ponto histórico e no atual contexto; Compreender o significado do termo juventude e juventudes; Discutir os desdobramentos do entendimento de juventude a partir das quatro concepções de juventude apresentadas por de Abramo (2005), sendo elas, a juventude como período preparatório, a juventude como etapa problemática, o jovem como ator estratégico do desenvolvimento e a juventude cidadã como sujeito das políticas; Apresentar o perfil dos sujeitos da pesquisa quanto à idade, sexo, locais que os jovens gostam de frequentar, interesse por programas televisivos, acesso e mecanismo de acesso às redes sociais e estilo musical. Analisar a importância para os jovens-adolescentes participantes do projeto da escola, levando em consideração o interesse em prestar vestibular e tentar compreender o elevado índice de reprovação apresentado pelos mesmos. Avaliar como o esporte está vinculado com políticas de ocupação de tempo ocioso. Apresentar, segundo os jovens-adolescentes, os principais problemas que podem ser vinculados com juventude. Para responder a esse objeto foi necessário discorrer sobre as várias concepções de juventude(s) presentes em nossa sociedade, apresentando as diferenças adotadas para os termos juventude e adolescência, entendendo-se a juventude como algo mutável, e em constante transformação. Apresentam-se, também, quatro modos diferentes de se ver a juventude, com base no pensamento de Abramo. Trata-se, também, do crescimento de pesquisas acerca da juventude, principalmente nas áreas de humanas que se mobilizam tentando compreender o segmento juvenil, o que será apresentado na primeira seção do trabalho. A segunda seção apresentará a pesquisa empírica realizada com quatorze sujeitos participantes do projeto jovem aprendiz. Com relação à pesquisa, a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo como fonte de coleta de dados questionários semiestruturados. Em um primeiro momento, apresenta-se o perfil dos jovens participantes da pesquisa, para em seguida ser realizada uma análise mais detalhada das respostas. As principais conclusões a que o estudo chegou é que os sujeitos pesquisados associam o momento em que vivem à questão da responsabilidade; avaliam o momento em que vivem diferentemente dos seus pais que se inseriram precocemente no trabalho; todos acessam redes sociais, o que os caracteriza como geração y; a principal forma de lazer apresentada por eles é o shopping Center; o principal problema citado é o uso de drogas e a questão da educação aparece de forma contraditória, pois há uma valorização da escola, porém com alto índice de reprovação. |