Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bressan, Carla Rosane |
|
dc.contributor.author |
Silva, Andreia Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-03T14:04:58Z |
|
dc.date.available |
2014-09-03T14:04:58Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124847 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como abordagem a caracterização da atuação profissional dos Assistentes Sociais na área da Educação Básica. Neste cenário é que o presente trabalho apresenta as problematizações no campo da política educacional sendo como “lócus” a intervenção profissional. O objetivo fundamental do estudo é analisar “Como está se configurando a experiência profissional no campo da Educação Básica”, constituindo-se de base empírica da pesquisa os Trabalhos de Conclusão de Curso de Serviço Social desta Universidade no intervalo de 2001 a 2011, concentrando as análises nas palavras chave indicadas e nos conceitos norteadores subjacentes ao texto. A metodologia é quali-quantitativa e versa sobre a crescente inserção dos assistentes sociais na área educacional e dos processos de trabalho profissional desta área. O estudo reuniu as fontes de pensamento do Serviço Social e da Educação. Deste modo pode-se citar como autores: Azevedo (2001), Aranha (2006), Ribeiro (1993) Iamamoto (2001) e Almeida (2003) e, mais especificamente, no campo da política pública de Educação frente à ofensiva neoliberal os autores Gentili (2001), Couto (2009), Afonso (2001) e Sacristán (1999). Por fim, são apresentadas sistematizações com a intenção de delinear os principais conceitos norteadores que vem caracterizando a atuação dos profissionais na Política de Educação Básica, bem como os desafios postos no âmbito do Serviço Social. |
pt_BR |
dc.format.extent |
90 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Direito Social |
pt_BR |
dc.subject |
Política de Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Exercício Profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.title |
Serviço Social no campo da Educação Básica: Incidência e Conceitos norteadores da ação profissional |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar