Um panorama sobre algumas características das empresas familiares de pequeno porte: um estudo de múltiplos casos

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Um panorama sobre algumas características das empresas familiares de pequeno porte: um estudo de múltiplos casos

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Title: Um panorama sobre algumas características das empresas familiares de pequeno porte: um estudo de múltiplos casos
Author: Martendal, Taise
Abstract: As pequenas empresas correspondem a 99,2% do total das empresas devidamente registradas no Brasil, formando a base da economia nacional, sendo que a maior parte dessas empresas surge no âmbito familiar. E apesar da importância dessas empresas para o desenvolvimento social e econômico, os seus empreendedores enfrentam sérias dificuldades na continuidade das atividades, levando-as, em muitos casos, a fecharem as portas. Para que essas pequenas empresas consigam competir no mercado é preciso oferecer informações, que estejam de acordo com as suas necessidades, e que levem os gestores a atingir os seus objetivos. 0 fator de sucesso empresarial depende, na maioria das vezes, de subsídios informacionais pertinentes, como aqueles oferecidos pela contabilidade. Dessa forma, a Contabilidade é vista como de fundamental importância para o processo de gestão, pois é ela que procura demonstrar a real situação patrimonial das empresas, orientando os planejamentos e estratégias. Entretanto, existem indícios de que a Contabilidade não está sendo utilizada como base informacional para o processo decisório, principalmente nas pequenas empresas. Isso, porque, os relatórios contábeis trazem as informações legais exigidas para as empresas, deixando de ser útil para a tomada de decisões. Para que os contadores passem a oferecer subsídios aos gestores das pequenas empresas é preciso em primeiro lugar, conhecer as suas características e necessidades, para poder disponibilizar informações oportunas, que propiciem a eficácia. Sendo esse, o principal objetivo da presente pesquisa. Para tal, foi realizado um estudo de múltiplos casos em quatro empresas familiares de pequeno porte, onde se buscou verificar as informações utilizadas e as principais necessidades relacionadas ao processo decisório. Pôde-se perceber que as empresas possuem formas próprias de gerenciamento, e isso se deve ao conhecimento e experiência do gestor. São utilizados poucos controles formais das atividades. A administração está mais voltada para o controle de vendas, estoque, caixa e lucros, não proporcionando uma base sólida e segura para a tomada de decisões dos gestores. Diante desse cenário os empreendedores enfrentam algumas necessidades na execução das atividades empresarias como a falta de informações atualizadas sobre o mercado; de controles internos que demonstrem os desvios e a evolução dos negócios; e de sistemas gerenciais adequados que sustem o processo decisório.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124769
Date: 2004


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