Construção do BSC Corporativo: um estudo de caso no segmento do comércio varejista
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ensslin, Sandra Rolim |
|
dc.contributor.author |
Cesconeto, Scheila Graciele |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-01T13:49:15Z |
|
dc.date.available |
2014-09-01T13:49:15Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124764 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As mudanças na economia mundial estão forçando as organizações a se adaptarem a um novo mercado que surge, competitivo e veloz. Há um crescimento da necessidade de ferramentas gerenciais que auxiliam no processo de gestão e na execução do planejamento estratégico, a fim de orientar a organização rumo ao alcance de seus objetivos. A contabilidade gerencial identifica, mensura, reproduz e analisa as informações sobre as transações econômico-financeiras. Sendo a principal fornecedora de informações para a tomada de decisão, está buscando novas ferramentas e equipamentos que contribuam para a realização desse processo. Uma das ferramentas gerenciais utilizadas é o Balanced Scorecard. O BSC utiliza indicadores financeiros e não-financeiros, traduzindo e alinhando as estratégias da empresa ao alcance de sua missão. Esta monografia apresenta uma revisão teórica sobre a contabilidade gerencial, o planejamento estratégico e o Balanced Scorecard. Procura levar para a prática o que foi visto na revisão teórica, através da elaboração do planejamento estratégico e da construção do BSC, num estudo de caso da empresa Supermercado Rosa Ltda. Com base no que foi estudado, verifica-se a relevância das informações geradas pela construção do BSC, para a contabilidade gerencial. Verificou-se que as informações gerenciais geradas contribuem para que a contabilidade gerencial auxiliar os seus gestores no processo de decisão, orientando a empresa para atingir o objetivo principal. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
69 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Contabilidade Gerencial |
pt_BR |
dc.subject |
Balanced Scorecard |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.title |
Construção do BSC Corporativo: um estudo de caso no segmento do comércio varejista |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar