Avaliação institucional: uma pré-avaliação das condições de ensino do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ensslin, Sanda Rolim |
|
dc.contributor.author |
Maçaneiro, Fabiana |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-29T12:43:23Z |
|
dc.date.available |
2014-08-29T12:43:23Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124675 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo se projeta a partir da proposta de avaliação da educação brasileira informada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Avaliação Institucional proposta pelo SINAES, segundo a Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004, é composta por quatro instrumentos de avaliação, quais sejam: (1) Auto-avaliação; (2) Avaliação Externa; (3) Avaliação das Condições de Ensino (ACE); e (4) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste cenário, o tema desta pesquisa instala-se no terceiro instrumento de avaliação, a ACE, mais especificamente em sua aplicação prática. Para tal um recorte no Curso de Ciências Contábeis (CCN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi feito. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em simular a avaliação do Curso de Ciências Contábeis da UFSC no período de 2004/2. Para o alcance deste objetivo, a metodologia utilizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória, uma vez que este curso ainda não foi avaliado por este instrumento. Para coleta de dados o instrumento utilizado foi o questionário. Considerando que a ACE enfoca três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações, os questionários construidos foram aplicados em cinco grupos: docentes, discentes, coordenação, chefia departamental e pessoal técnicoadministrativo. Com o resultado da pesquisa pretende-se analisar a contribuição gerada pela avaliação respondendo as seguintes questões: (i) Qual o diagnóstico que emerge da simulação da avaliação global do Curso de Ciências Contábeis da UFSC, no período de 2004/2, segundo a simulação informada pelo instrumento ACE? (ii) Diante do diagnóstico resultante da avaliação global do curso, quais aspectos caracterizam-se como pontos fortes do curso e quais merecem atenção a fim de melhorar o seu perfil? (iii) Quais ações de aperfeiçoamento poderiam ser sugeridas para melhorar o perfil global do Curso de Ciências Contábeis da UFSC? |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
97 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação Institucional |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação das Condições de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação institucional: uma pré-avaliação das condições de ensino do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar