Contabilidade e comércio eletrônico: o estudo de caso de uma empresa supermercadista de Florianópolis

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Contabilidade e comércio eletrônico: o estudo de caso de uma empresa supermercadista de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Borgert, Altair
dc.contributor.author Tomazoni, Silvana Wolff
dc.date.accessioned 2014-08-26T11:36:04Z
dc.date.available 2014-08-26T11:36:04Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124266
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract As mudanças econômicas decorrentes da globalização compelem as empresas á busca incessante de diferenciais competitivos que lhes garantam permanência e destaque no mercado. No setor de comunicações, surgiu a internet, que permite a troca de informações de maneira rápida, fácil e global. A intemet, por sua vez, viabiliza o Comércio Eletrônico, que traz comodidade ao cliente e vantagem competitiva ao comerciante. Este ambiente de constantes inovações traz incertezas em relação aos reflexos gerados na Contabilidade — ciência responsável pela gestão do sistema de informação econômico-financeiro das entidades. Este trabalho estuda o caso especifico de uma empresa supermercadista de Florianópolis, com o intuito de averiguar as adaptações realizadas na contabilização do segmento eletrônico de suas atividades comerciais. A relevância desta pesquisa deve-se ás expectativas de desenvolvimento e de ampliação da comercialização por vias eletrônicas e á falta de trabalhos e procedimentos definidos relacionados a esse assunto. A execução deste estudo compreende uma pesquisa à legislação brasileira em vigor ou em elaboração sobre o assunto e a realização de visitas investigativas, com a aplicação de questionários, em relação á Contabilidade da empresa escolhida. Dentre as constatações, destacam-se a existência de uma incipiente legislação em vigor sobre o Comércio Eletrônico, mas verificam-se diversos projetos em elaboração e em tramitação no Congresso Nacional e a necessidade de poucas adaptações na contabilização dessa entidade, sobretudo na área de gestão e controle A realização deste trabalho permite concluir que a legislação brasileira e contábil pertinente é ainda pouco desenvolvida em comparação ao estágio de crescimento da atividade e que, na empresa estudada, a contabilização fiscal do comércio eletrônico não apresenta diferenciações da relacionada a seu comércio convencional. As alterações observadas referem-se á composição do patrimônio e á estrutura dos seus controles contábeis gerenciais. As conclusões desta monografia. embora em alguns casos especificas ao estudo realizado, contribuem de alguma forma para o conhecimento cientifico contábil sobre o assunto. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 99 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Contabilidade pt_BR
dc.subject Comercio Eletrônico pt_BR
dc.subject Empresa Supermercadista pt_BR
dc.title Contabilidade e comércio eletrônico: o estudo de caso de uma empresa supermercadista de Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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