Um estudo da forma de contabilização das operações de empresa virtual em escritório de contabilidade
Show full item record
Title:
|
Um estudo da forma de contabilização das operações de empresa virtual em escritório de contabilidade |
Author:
|
Souza, Rejane Teixeira de
|
Abstract:
|
0 desenvolvimento tecnológico tem provocado mudanças no mundo dos negócios, fazendo com que empresas busquem novas formas para manter sua continuidade e se tornarem competitivas neste mercado que está cada vez mais concorrido. Nesse sentido, cabe contabilidade auxiliar na gestão dessas empresas, com diferentes modalidades de suporte informacional, principalmente àquelas que estão investindo em tecnologia da informação, como a internet. A exemplo disso, têm-se as empresas virtuais, que formam alianças com o objetivo de ampliar sua participação no mercado e obter vantagem competitiva, utilizando-se desse meio de comunicação. Com o crescimento das empresas virtuais, a contabilidade necessita adaptar-se, para que possa ter condições de auxiliar no gerenciamento dessas empresas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a forma de contabilização das operações de empresa virtual em escritório de contabilidade. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa que opera de forma tradicional e virtual. Os dados da empresa foram coletados através de um roteiro de pesquisa, que auxiliou na comparação entre essas duas formas de comercializar produtos. Também permitiu analisar as principais particularidades da forma virtual de operar em uma loja. Para verificar o suporte informacional oferecido pelo escritório de contabilidade, foi realizada uma entrevista com o responsável pela contabilidade da empresa. Os resultados da pesquisa mostram que na contabilização das operações da forma virtual, os bens e serviços não sofrem uma classificação tributária, pois esses produtos não circulam pela empresa. Então, como a loja virtual é apenas um representante comercial de uma distribuidora, a sua contabilidade resume-se em comissões recebidas pela venda de produtos. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123980
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar