Um estudo preliminar da formação do prego de venda no setor de varejo calgadista no mercado público de Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um estudo preliminar da formação do prego de venda no setor de varejo calgadista no mercado público de Florianópolis

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Flávio da
dc.contributor.author Leal, Marcos Roberto
dc.date.accessioned 2014-08-25T15:17:18Z
dc.date.available 2014-08-25T15:17:18Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123968
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract A formação do prego de venda tem grande importância para a vantagem competitiva das empresas, nessa concorrência muito acirrada no inicio do século XXI. Lojas varejistas localizadas em uma área comum de negócios, enfrentam maiores desafios no que diz respeito ás forças que dominam o mercado. As lojas varejistas do setor de calçados do Mercado Público de Florianópolis convivem diariamente com essa realidade, e se o comerciante desse setor pretende, não só sobreviver, mas também, crescer economicamente, deve procurar mecanismos que permitam alcançar maior vantagem competitiva sobre a concorrência. Nesse sentido, o preço se configura como um dos fatores passíveis de modificações para tentar obter tal vantagem. Este estudo portanto, tem, como objetivo geral, identificar os métodos de formação de pregos adotados por aqueles comerciantes e questionar, dentre esses métodos, qual o mais utilizado. Dessa maneira, podem se perceber alguns padrões de comportamento empresarial com o intuito de adotar métodos mais e ficientes. eficazes e efetivos de formação de preços. Para alcançar o objetivo deste estudo , determina-se o número de lojas varejistas do setor de calçados que atuam no Mercado Público de Florianópolis, para definir, assim, a população a pesquisar; Elabora-se o questionário-modelo, para distribuir e aplicá-lo aos lojistas pesquisados; coletam-se, tratam-se e se analisam, sistematicamente, os dados evidenciados nos questionários distribuídos. Como resposta à questão-problema que norteou esta pesquisa, tem-se como resposta, então, que o método de formação de pregos mais utilizado pelas lojas varejistas de calçados do Mercado Público de Florianópolis é aquele baseado nos preços praticados pelos concorrentes, sendo utilizado por 62,96% das lojas pesquisadas. Os profissionais da contabilidade, na sua função de disponibilizar informações úteis aos administradores para a tomada de decisões, devem contribuir no sucesso dos negócios dos clientes , orientando-os baseados naquelas informações. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 77 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Formação de Preços pt_BR
dc.subject Varejo de Calçados pt_BR
dc.subject Mercado Público de Florianópolis pt_BR
dc.title Um estudo preliminar da formação do prego de venda no setor de varejo calgadista no mercado público de Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Contabeis300660.pdf 18.86Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar