Abstract:
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Através das mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas no mundo devido a globalização, as empresas passam a ter uma nova função: a responsabilidade social. Os clientes, internos e externos, e a sociedade em geral, estão cada vez mais atentos as ações desenvolvidas pelas empresas, de forma a verificar se, realmente, são empresas socialmente responsáveis ou apenas se utilizam dessa nova realidade, para praticar ci marketing empresarial. 0 papel da Contabilidade é de grande importância para essa nova pratica empresarial, pois é através da Contabilidade que o Balanço Social, instrumento que demonstra a responsabilidade social da empresa, é elaborado, para que seus usuários possam ter informações de forma transparente e ética. Portanto, verifica-se que existem diversos modelos para a elaboração do balanço social, pois não existe um padrão a seguir por não ser obrigatória sua divulgação, dificultando assim, sua comparabilidade com as demais empresas, e até mesmo com dados de anos diferentes da própria empresa. Nesse sentido, verificam-se alguns modelos existentes elaborados por instituições preocupadas com questões sociais e, através de amostragem, observam-se quais fatores de responsabilidade social as empresas do ramo têxtil de Santa Catarina evidenciam. Ressalta-se então, que a falta de padrões di fi culta a análise e a própria rentabilidade das empresas, tendo em vista que a questão social pode ser um diferencial de competitividade. |