Benchmark/NC aplicado a centros de responsabilidade: uma proposta de mensuração da melhoria obtida
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ferreira, Luiz Felipe |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Éder da Silveira de |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-22T12:48:24Z |
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dc.date.available |
2014-08-22T12:48:24Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123903 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Cada vez mais, as organizações têm procurado formas de se diferenciar e de se manterem em continuidade, num mercado tão competitivo como nos dias de hoje. E nesse cenário que as ferramentas de auxilio a gestão ganham mais importância dentro de grandes corporações. E entre essas ferramentas, podemos ressaltar duas que vêem sendo usadas com muita freqüência pelos tomadores de decisões: os centros de responsabilidade e o benchmarking. Os centros de responsabilidade visam, através da descentralização e da delegação de autoridade, criar uma estrutura mais ágil e com um tempo de resposta sobre as decisões tomada menor, resultando em uma empresa mais dinâmica e com maior capacidade de se adaptar as mudanças constantes que exige o mercado atual, através das varias formas que um centro de responsabilidade pode adotar (centro de receita, centro de despesa, centro de custos, centro de lucros e centro de investimentos). 0 benchmarking, por sua vez, tem como finalidade, através de pesquisa especifica, conhecer melhor como os concorrentes estão atuando, conhecer seus processos produtivos, e após essa etapa, adotar as melhores práticas encontras dentro da organização. Essas duas ferramentas aliadas, podem trazer grandes benefícios para a entidade que as adote. E a forma de reconhecer as melhorias obtidas com a adoção das duas ferramentas se torna necessária, para que a empresa possa ter uma correta noção do valor, em moeda de poder aquisitivo constante, que esta sendo agregado A entidade como um todo, desde que a melhoria que esteja se visando seja a otimização do resultado e não a busca por qualidade intrínseca do produto/serviço do centro de responsabilidade analisado. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
71 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Benchmarking |
pt_BR |
dc.subject |
Centros de Responsabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Contabilidade Gerencial |
pt_BR |
dc.title |
Benchmark/NC aplicado a centros de responsabilidade: uma proposta de mensuração da melhoria obtida |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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