Análise dos gastos públicos com educação em Santa Catarina: 2022 - 2012

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Análise dos gastos públicos com educação em Santa Catarina: 2022 - 2012

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Valdir Alvim da
dc.contributor.author Rosa, Mariana Santos da
dc.date.accessioned 2014-08-20T19:51:53Z
dc.date.available 2014-08-20T19:51:53Z
dc.date.issued 2014-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123819
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract As políticas sociais, quando analisadas pela ótica do Estado de Bem Estar Social, devem ser tratadas como um investimento social, e não como um custo, uma vez que são fatores inseridos no desenvolvimento humano. A educação é um direito social e dever do Estado, sendo que uma melhoria promove um maior crescimento econômico, visto que um maior investimento neste setor resulta em uma melhoria significativa da qualidade de vida dos indivíduos. Para que os gastos públicos com educação sejam eficazes, é necessário que o aumento dos gastos seja acompanhado de mais critério e qualidade, sendo que desempenho e o desenvolvimento dos alunos devem ser alcançados através desta eficiência educacional. Santa Catarina investe valores consideráveis em educação, mas é necessário verificar se estes investimentos estão sendo feitos de forma eficiente, ou seja, se os recursos investidos estão conseguindo realizar os objetivos propostos pelas políticas públicas sociais, obtendo uma melhoria na qualidade de vida. O objetivo do estudo é analisar os gastos com Educação em Santa Catarina no período de 2002 a 2012 e verificar se os recursos estão sendo alocados de forma eficiente, realizando uma comparação de indicadores socioeconômicos no âmbito nacional e global. O trabalho está dividido em cinco partes, abordando a concepção do Estado de Bem Estar Social e a sua relação com o desenvolvimento econômico-social e a importância do fator educacional para estes. Ainda, o trabalho aborda as principais políticas educacionais federais e estaduais para Santa Catarina na atualidade, a evolução do IDHM de cada município conforme a divisão administrativa do Estado, e realiza a comparação do desempenho do mesmo com os demais Estados brasileiros e os países considerados mais desenvolvidos. pt_BR
dc.format.extent 87 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Educação. Bem-estar Social. Gastos Públicos. Eficiência pt_BR
dc.title Análise dos gastos públicos com educação em Santa Catarina: 2022 - 2012 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Monografia da Mariana da Rosa.pdf 1.640Mb PDF View/Open

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