A escola média noturna e a sociologia: reflexões sobre as estruturas do ensino em uma escola da grande Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Brunetta, Antonio Alberto |
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dc.contributor.author |
Andrade, Renata Laurente |
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dc.date.accessioned |
2014-08-20T18:19:02Z |
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dc.date.available |
2014-08-20T18:19:02Z |
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dc.date.issued |
2014-08-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123804 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho busca analisar as características estruturantes do Ensino Médio noturno e como tem se realizado o trabalho docente em Sociologia diante de tais características. Para a investigação foram consultados dados do Censo Escolar, aplicados questionários com alunos do Ensino Médio noturno da escola pesquisada, feitas entrevistas com professoras de Sociologia e revisão bibliográfica para atualização do debate. Também foi feita uma investigação sobre a escola, para compreender sua estrutura e contexto. Compreende-se que o Ensino Médio noturno se caracteriza como um “diurno piorado”, pois possui um histórico de precariedade e defasagem, assinalado pela falta de estruturas adequadas para seu funcionamento. Há uma falta de políticas educacionais que levem em conta as peculiaridades desse turno de ensino e de seu público alvo, os alunos trabalhadores. Caracteriza-se que esse nível de ensino tem sofrido uma “perda de sentido” para seu público alvo, pela falta de estruturas e pelo empobrecimento pedagógico que sofre. Como observado na escola pesquisada, tais características são comprovadas, amparadas por outras particulares dessa realidade que contribuem para a precarização dessa modalidade de ensino. Atrelado a isso, também se encontra precário o trabalho docente para esse turno, uma vez que a mão de obra do professor sofre a precarização pela mercantilização e pela falta de estruturas adequadas, culminando no fato dos professores estarem sofrendo da síndrome da desistência. Por isso, ocorre o fato de que não há a busca por novas metodologias e esforço por lecionar, devido ao esgotamento emocional e físico dos professores. Isso culmina no fato de que o ensino de Sociologia não tem conseguido cumprir seu papel, pois apesar de sua especificidade para tratar de questões diretamente relacionadas às precariedades do ensino, essas mesmas precariedades se apresentam como obstáculos para sua realização. |
pt_BR |
dc.format.extent |
100 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública noturna |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Precariedades |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
A escola média noturna e a sociologia: reflexões sobre as estruturas do ensino em uma escola da grande Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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