O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Brunetta, Antonio Alberto
dc.contributor.author AMARAL, LETÍCIA HUMMEL DO
dc.date.accessioned 2014-08-20T18:11:20Z
dc.date.available 2014-08-20T18:11:20Z
dc.date.issued 2014-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123797
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo investigar o ensino de Sociologia nos outros cursos de graduação da UFSC, quais sejam: Biblioteconomia, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Economia, Administração, Serviço Social, Design e Jornalismo; e teve como objetivo geral analisar as potencialidades educativas e as limitações no ensino desta disciplina no que se refere à formação acadêmico-profissional. Para embasar tal pesquisa, fez-se um levantamento bibliográfico de trabalhos que problematizam os objetivos pedagógicos da disciplina de Sociologia; a formação em diversos cursos do ensino superior, sobretudo quanto à presença das Ciências Sociais nos currículos; e a política curricular para a educação superior. Como pesquisa documental, analisaram-se alguns documentos oficiais, tais como o projeto pedagógico institucional da UFSC e seu estatuto, as diretrizes curriculares nacionais do MEC para alguns cursos e seus respectivos projetos pedagógicos, com especial atenção à matriz curricular, o perfil do egresso e as ementas das disciplinas de Sociologia. Como pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Sociologia que ministram/ministraram aulas nesses cursos e também com os coordenadores dos cursos que demandam a disciplina de Sociologia do departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO). Devido à incipiência de reflexões acadêmicas em torno desse objeto específico de análise, pretende-se, portanto, não só contribuir com um panorama sobre a prática de ensino de Sociologia na formação profissional (em outros cursos) na UFSC, mas também apreender as expectativas institucionais materializadas nos documentos listados, bem como trazer a luz às percepções de professores e coordenadores sobretudo quanto a importância da Sociologia na formação profissional. Admitidas as potencialidades próprias da disciplina de Sociologia, de estimular os alunos para a capacidade reflexiva, contribuindo para a construção de um pensamento crítico e um saber relacional, isto é, atuando para uma formação mais humanista, percebeu-se que suas potencialidades educativas são defendidas como fundamentais na formação acadêmico-profissional; entretanto, suas possibilidades pedagógicas enfrentam vários obstáculos, que vão desde condições estruturais e institucionais desfavoráveis, àqueles que se apresentam dentro da sala de aula, no próprio processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Currículo. Educação pt_BR
dc.format.extent 148 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.title O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Dantas, Jéferson Silveira


Files in this item

Files Size Format View
TCL LETICIA HUMMEL DO AMARAL.pdf 981.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar