Burnout em estudantes de graduação em Odontologia
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Dayane Machado |
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dc.contributor.author |
Neves, Camila Prado das |
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dc.date.accessioned |
2014-08-19T20:20:18Z |
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dc.date.available |
2014-08-19T20:20:18Z |
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dc.date.issued |
2014-08-19 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123766 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: O panorama atual da Odontologia brasileira apresenta mudanças no perfil do mercado de trabalho, já que o acesso instantâneo à informação faz com que os pacientes odontológicos sejam cada vez mais exigentes, e o mercado mais competitivo. Para atender a demanda do mercado atual, foram incluídas disciplinas das ciências sociais no currículo dos cursos de graduação em Odontologia, aumentando, consequentemente sua carga horária. Dessa forma, o estudante de Odontologia tem sido acometido por agravos relacionados ao estresse, como transtornos de ansiedade e síndrome de Burnout (SB). Objetivo: Estimar a prevalência da SB entre os estudantes de graduação em Odontologia de 1ª, 5ª e 10ª fases da Universidade Federal de Santa Catarina. Materiais e métodos: A coleta de dados foi realizada durante o segundo mês de aula do semestre 2013.2. O instrumento para coleta de dados foi um questionário sobre dados pessoais, socioeconômicos, perfil do estudante e o Inventário de Burnout Maslach – Student Survey (MBI-SS) na versão em língua portuguesa. Caracterizou-se como portador da SB o estudante que apresentou simultaneamente valores médios acima do percentil 66 (P66) para Exaustão (EE) e Descrença (DE) e abaixo do P33 para Eficácia Profissional (EP). Resultados: A prevalência da SB foi de 10,89%. Houve associação estatisticamente positiva entre as fases do curso e as variáveis: níveis altos de EE e DE, percepção das condições da estrutura física da faculdade e pensamento de desistir do curso. Também entre a ocorrência da SB e as variáveis: fase do curso, horas semanais de lazer, horas diárias de sono, necessidade de professor particular, percepção do próprio desempenho acadêmico, do desempenho dos professores e das condições da estrutura física da faculdade, consumo de medicamentos e pensamento de desistir do curso. Conclusão: A SB foi prevalente em 10,89% dos estudantes pesquisados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
45 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Burnout |
pt_BR |
dc.subject |
Estresse |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Burnout em estudantes de graduação em Odontologia |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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