Dinâmica industrial e territorial: estudo sobre a planta da GM na região metropolitana de Porto Alegre com foco na dinâmica produtiva territorializada e no mercado de trabalho
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lins, Hoyêdo Nunes |
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dc.contributor.author |
Conceição, Marcus Vinícius de Souza Almeida |
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dc.date.accessioned |
2014-08-19T13:18:32Z |
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dc.date.available |
2014-08-19T13:18:32Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123729 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A dinâmica econômica global desde o final da segunda guerra mundial teve e tem como traço marcante o desenvolvimento de uma nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT) que possibilitou o ingresso de novos agentes e regiões na dinâmica produtivoeconômica global. Desta forma, juntamente com uma redefinição das forças econômicas, o mundo passou a viver uma série de transformações político-econômica que ancoradas na DIT, imprimiu transformações de ordem conceituais e estruturais para a economia global. A partir destas houve um intenso desenvolvimento de novos modelos produtivos, novas tecnologias de comunicação e uma crescente automação do processo produtivo, aproximaram as regiões levando desenvolvimento às localidades menos desenvolvidas. As teorias sobre pólos de desenvolvimento, clusters e cadeias mercantis globais, possibilitam uma descrição e compreensão deste processo de inserção de novas áreas na dinâmica produtiva global. Entende-se que estes arranjos produtivos desempenharam um papel importante na dinamização do tecido socioeconômico local interferindo positivamente nestes espaços geográficos. O presente trabalho teve como proposta trazer à discussão, o processo de dinamização territorializada ocorrida no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), oriunda da instalação de um complexo automobilístico capitaneado pela General Motors, no município de Gravataí. O estudo possibilitou demonstrar que houve uma elevação do número de empregados e postos de trabalhos, para a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e Gravataí, tendo como marco temporal a evolução destes dados, pós instalação desta planta automobilística. Os resultados apresentados sugerem que este novo arranjo produtivo, mesmo sendo poupador de mão-de-obra, produz via efeitos fluentes e de causação circular progressiva, uma melhora significativa dos índices socioeconômicos e de políticas empresariais locais e regionais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
116 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
Pólos de Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Clusters |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria Automobilística |
pt_BR |
dc.subject |
Empregos |
pt_BR |
dc.subject |
Postos de Trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Dinâmica industrial e territorial: estudo sobre a planta da GM na região metropolitana de Porto Alegre com foco na dinâmica produtiva territorializada e no mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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