A trajetória de orçamento da UFSC e a sua relação com o orçamento do MEC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sanson, João Rogério |
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dc.contributor.author |
Volante, Eduardo José |
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dc.date.accessioned |
2014-08-18T15:38:40Z |
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dc.date.available |
2014-08-18T15:38:40Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123711 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho trata sobre as despesas brasileiras com educação total, em dados originais disponibilizados diretamente pelo Ministério da Educação – MEC, e das despesas totais empenhadas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com dados coletados em seu Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF, confrontados sob uma ótica de crescimento no período de 1995 a 2009, de modo a estimar perspectivas de tendências de crescimento destes dados em si, e por estas, traçar tendências de crescimento e/ou manutenção. A partir de um deflacionamento das séries históricas coletadas, pelo índice do IPCA, e um referencial sobre as flutuações históricas de nossa economia, foi feito um resgate da experiência orçamentária brasileira, abordada a importância da formação de capital humano e uma classificação das despesas públicas. Assim foi possível conhecer a relação entre a estrutura orçamentária federal e os repasses de verbas para a manutenção e expansão desta, e feita uma análise preliminar da relação entre estas variáveis, com vistas a um melhor entendimento da dinâmica da administração institucional. A análise detalhada dos repasses de verbas à UFSC confrontada com a conjuntura econômica e o dispêndio federal com educação, esmiuçadas numa comparação com o total produzido na economia, e as despesas correntes e de capital da UFSC dão a tônica deste trabalho, que pela utilização de dados primários se coloca como uma referência a futuros estudos na área. Em índices ou em termos reais, verificou-se crescimento das despesas da UFSC em nível muito superior à despesa total com educação, embora a despesa com educação tenha crescido no período. A limitação da obra está na medida em que não reflete todas as incontáveis variáveis determinantes do repasse de recursos para a universidade, apenas alguma ou algumas delas, mas mesmo dessa forma auxiliando no processo de planejamento. O trabalho vem a contribuir em uma eventual análise institucional, fomentando expectativas de repasses de verbas, melhorando projeções futuras, a partir dos dados coletados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
60 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject |
UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
MEC |
pt_BR |
dc.subject |
Orçamento |
pt_BR |
dc.title |
A trajetória de orçamento da UFSC e a sua relação com o orçamento do MEC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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