Estratégias de internacionalização e canais de exportação: um estudo de caso sobre a Ferreiro S.p.A

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias de internacionalização e canais de exportação: um estudo de caso sobre a Ferreiro S.p.A

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Seabra, Fernando
dc.contributor.author Ferreira, Ana Paula
dc.date.accessioned 2014-08-14T15:41:56Z
dc.date.available 2014-08-14T15:41:56Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123610
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca avaliar as estratégias de internacionalização, em termos de investimento direto externo e integração dos canais de comércio exterior, da Empresa Ferrero S.p.A.. Para isso, é abordado um referencial teórico sobre a estrutura do mercado externo competitivo, com um foco particular sobre a internacionalização, abarcando as estratégias de inserção aos mercados exteriores (exportação e IDE), bem como a abordagem da cadeia de valor sob a ótica da integração das atividades. Com base nos pressupostos teóricos, examinase o ambiente em que a empresa estudada está inserida, assinalando a conformação do comércio internacional de chocolates, o desenvolvimento do setor, e ainda a atratividade do mercado brasileiro sob a perspectiva empresarial, bem como são assinaladas as maiores empresas, com suas respectivas características competitivas. È então com base na revisão teórica acoplado às características do panorama internacional de chocolates, que são analisadas as estratégias de internacionalização da empresa, além de uma análise geral de cada atividade que compõe a sua cadeia produtiva. Os resultados deste estudo inferem que a forma de atuação da empresa nos diversos mercados favorece para consolidação da sua marca o que corresponde à uma força que a empresa possui; por outro lado, a companhia possui um baixo portfólio de produtos, e apesar de estar entre as quatro primeiras no ranking mundial, não assume posição de liderança; é considerado também que a sua estratégia de atuação pode se tornar uma ameaça; e por último verificam-se algumas possíveis oportunidades, dentre as quais a subsidiária brasileira assume uma relevância especial. pt_BR
dc.format.extent 83 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Estratégias de Internacionalização pt_BR
dc.subject Cadeia de Valor pt_BR
dc.subject Ferrero pt_BR
dc.title Estratégias de internacionalização e canais de exportação: um estudo de caso sobre a Ferreiro S.p.A pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Economia291953.pdf 1.165Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar