Investimento direto externo da indústria de equipamentos de transporte: uma análise gravitacional

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Title: Investimento direto externo da indústria de equipamentos de transporte: uma análise gravitacional
Author: Bez, Raquel
Abstract: Esse estudo tem como objetivo analisar os determinantes do estoque de Investimento Direto Externo (IDE) da indústria de equipamentos de transporte nos principais países emergentes, destacando a influência de variáveis de natureza gravitacional. Com base na evidência preliminar sobre a indústria de equipamentos de transporte, constata-se que os principais países emissores são Alemanha, França, Itália, Japão, Estados Unidos e Reino Unido; e os principais países emergentes receptores são África do Sul, Argentina, Bangladesh, Brasil, China, Hong Kong, Colômbia, Egito, Eslováquia, Filipinas, Hungria, Índia, Indonésia, Malásia, Marrocos, México, Nigéria, Panamá, Paquistão, Peru, Polônia, República da Coréia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Singapura, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Venezuela e Vietnam. Dessa forma, propõe-se um modelo de determinantes do estoque de IDE focado principalmente na influência do tamanho do mercado do país receptor, na distância geográfica entre o país emissor e o país receptor e na qualidade das instituições do país receptor; além das variáveis que caracterizam o país receptor – como o grau de abertura comercial, as tarifas praticadas, o volume de exportaçoes para o país emissor e para o mundo. A amostra compreende 186 observações, uma vez que são 6 os países emissores e 31 os receptores. Os resultados encontrados evidenciam a aplicação do modelo gravitacional na medida em que o estoque bilateral de IDE é determinado pelo tamanho do mercado e pelas variáveis institucionais do país receptor. A característica geográfica do modelo gravitacional – capturada pela distância entre o país de origem e o país de destino – não é significativa, uma vez que o alcance global das grandes empresas da indústria de equipamentos de transporte faz com que os custos de negociação com mercados distantes e desconhecidos sejam relativamente pequenos em comparação com empresas de menor porte.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123596
Date: 2009


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