A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios

DSpace Repository

A- A A+

A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Schmidt, Simone Pereira pt_BR
dc.contributor.author Moreira, Maria Aparecida Rita pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T18:10:18Z
dc.date.available 2014-08-06T18:10:18Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 327438 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123406
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O debate sobre a literatura afro-brasileira vem se fortalecendo nos últimos anos, e, na mesma proporção seu corpus vem crescendo e se estabelecendo. Percebe-se, no entanto, que o ensino da literatura no ensino médio encontra dificuldades para incluir essa literatura. Este estudo apresenta uma proposta de inserção da literatura afro-brasileira no espaço de sala de aula que visa demonstrar que a educação literária pode dialogar com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), uma vez que esta se estrutura a partir de problemáticas relacionadas à identidade dos sujeitos negros e sobre o debate de sua presença/invisibilidade na construção da sociedade brasileira. A invisibilidade desses sujeitos pode ser percebida no cânone literário. Portanto, se pretende, através da análise dos contos "Boneca", de Cuti; "A descida" de Júlio Emílio Braz; "Uma furtiva lágrima", de Nei Lopes e "Olhos d'água" e "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", de Conceiçao Evaristo, que trazem um novo ponto de vista sobre as personagens negras, apresentar uma proposta de educação literária diferenciada, pelo viés da Educação para as Relações Étnico-Raciais, para que os professores e professoras da rede pública de Santa Catarina, e quiçá de outros estados, possam ser multiplicadores de uma nova pedagogia literária, estética e política, comprometida com a luta antirracista no Brasil. Os dados foram levantados a partir de dois corpus - um, constituído pela análise dos cinco contos, em uma perspectiva da literatura afro-brasileira; e outro extraído de uma formação a distância oferecida a professores e professoras de ensino médio da rede pública estadual de Santa Catarina.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Discussions about black Brazilian literature have strengthened in the last years, and, accordingly, its corpus has been increasing and settling. Nevertheless, it is possible to notice that the teaching of literature in high schools has difficulties to include black Brazilian literature. This study presents a proposal to incorporate this type of literature in the classroom environment in order to show that literary education can establish a dialogue with racial and ethnic education, since it is structured on some issues related to black people' identities and on the debate around the presence/invisibility of them in the construction of Brazilian society. The invisibility of the Black people can be perceived in the literary canon, and the denunciation of that suppression can be captured in the black literature texts, responsible for allowing the black characters to act as 'agents' throughout the narratives. Therefore, this study intends to offer, through the analyses of five short stories, "Boneca", by Cuti; "A descida" by Júlio Emílio Braz; "Uma furtiva lágrima", by Nei Lopes and "Olhos d'água"and "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", de Conceiçao Evaristo which show a new point of view about the black characters, a proposal of literary education, based on an education for racial and ethnic relations, which can help Santa Catarina public school teachers, and, maybe other teachers, to become multipliers of an aesthetic and political literary pedagogy committed with the anti-racist struggle in Brazil. The data came from two corpora - one elaborated with the analyses of five short stories, from an African-Brazilian literature perspective, and another with data from a distance learning course attended by the public high school teachers from Santa Catarina. en
dc.format.extent 228 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Literatura brasileira pt_BR
dc.subject.classification Relações étnicas pt_BR
dc.subject.classification Relações raciais pt_BR
dc.title A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de literatura no ensino médio: diálogos e silêncios pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Debus, Eliane Santana Dias pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
327438.pdf 1.434Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar