Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente

Mostrar registro completo

Título: Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente
Autor: Caridá, Ana Carolina Bordini Brabo
Resumo: Essa dissertação trata, inicialmente, dos modelos de currículo no Brasil ao longo dos séculos XX e XXI, fazendo uma correlação com a presença ou não da sociologia no ambiente escolar. Em seguida, apresenta análise das diretrizes curriculares voltadas ao ensino da disciplina, publicadas após o início do debate acerca de sua obrigatoriedade em nível nacional. Discute os fundamentos político-pedagógicos destes documentos oficiais e realiza um levantamento dos conteúdos de ensino das ciências sociais propostos. O trabalho trás reflexão sobre o currículo de sociologia no ensino médio, fazendo uma crítica à pedagogia das competências com base nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Por fim, são analisadas duas ferramentas imprescindíveis para o trabalho docente: os livros didáticos e o planejamento de ensino. Em suas considerações finais, a dissertação estabelece relação entre as proposições neoliberais para as políticas educacionais e o cotidiano do professor.<br>Abstract : This dissertation is initially about school curriculum models in Brazil throughout the twentieth and twenty-first centuries, while making a correlation with the presence or absence of Sociology in the school environment. Then, it presents an analysis of the teaching of the discipline oriented by curriculum guidelines, published after the beginning of the debate about its compulsory character at national level. Discusses the political-pedagogical foundations of these official documents and conducts a survey of the teaching contents of Social Sciences proposed. The work makes a backward reflection on the Sociology curriculum in high school, doing a review on the pedagogy of skills based on the assumptions of the historical-critical pedagogy. Finally, two essential tools for teachers' work are analyzed: the textbooks and education planning. In its closing remarks, the dissertation establishes a link between neoliberal propositions for educational policies and the teacher daily routine.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123334
Data: 2014


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
326272.pdf 1.267Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar