Title: | Telejornalismo local: estratégias discursivas e a configuração do telespectador |
Author: | Cavenaghi, Beatriz de Araujo |
Abstract: |
O objetivo desta pesquisa é identificar as estratégias discursivas utilizadas na configuração de um telespectador no interior do texto de quatro telejornais produzidos e exibidos em Florianópolis. Toma-se como objeto empírico os programas Jornal do Almoço, exibido pela Rede Brasil Sul (RBS); Jornal do Meio-Dia, telejornal da Rede Independência de Comunicação (RIC); Notícias de Redação, exibido na emissora Band SC e SBT Meio-Dia, programa local do Sistema Brasileiro de Telecomunicações (SBT) para verificar seus modos de funcionamento discursivo e os contratos comunicativos estabelecidos com os telespectadores. Parte-se, para isso, do pressuposto de que é possível observar o telespectador de três diferentes formas: como um sujeito real, que consome os produtos televisivos, interage com eles ou muda de canal; como um sujeito imaginado, presumido, que faz parte da idealização de público por parte da instância de produção; ou como um sujeito discursivo, configurado no programa a partir das estratégias operadas em seu formato. Os resultados da análise textual dos telejornais, com base em conceitos da teoria semiótica e dos estudos do discurso, permitiu observar como se constituem e operam as regras dos contratos comunicativos estabelecidos entre os programas e seus telespectadores e, assim, como esse telespectador discursivo é configurado em cada telejornal. <br> Abstract : The objective of this research is identifying the discursive strategies used in the configuration of a viewer inside the text of four TV News produced and displayed in the city Florianopolis. Four TV Journals become an object of analysis: Jornal do Almoço (Rede Brasil Sul - RBS); Jornal do Meio-Dia (Rede Independência de Comunicação - RIC); Notícias da Redação (Band SC) and SBT Meio-Dia (Sistema Brasileiro de Telecomunicações - SBT) to verify their ways to produce the discourse and the communicative contracts established with the viewer. It is believed that we can study the viewer from three points of view: as a real person, that watch the tv programs, interact with it or change the channel; as a person imagined, assumed, which is part of the idealization by the tv producers; or as a discursive configuration who can be viewed from the strategies used into the television program. The results of this analysis, based on concepts of semiotics and discourse studies, allowed us to observe how the rules of communicative contracts established between the tv programs and its viewers are built. In that way, it was possible to realize how the tv viewer is configured on each tv newscast. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2013. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122899 |
Date: | 2013 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
321779.pdf | 2.561Mb |
View/ |