Title: | Identificação do perfil e melhoria do processo decisório para estratégias de uma empresa de base tecnológica |
Author: | França, Lisiane Anderson |
Abstract: |
Dada a importância da tomada de decisão no ambiente organizacional, entende-se ser necessário ter um formato padrão para a realização desta atividade, ou seja, ter uma estruturação para o processo decisório. Com essa estruturação, pretende-se que os diferentes decisores de uma empresa utilizem uma sequência comum de etapas para tomar uma decisão. Todavia, a estruturação do processo decisório não garante por si só um melhor resultado na tomada de decisão na empresa. Para isso, é necessário que as diferentes decisões, que estão acontecendo simultaneamente em todos os níveis organizacionais, sejam norteadas por objetivos comuns. No caso da organização, se presume que a tomada de decisão seja norteada pelos objetivos organizacionais ao invés de serem norteados pelas intenções subjetivas do decisor. Por este motivo, o presente trabalho buscou verificar se existe um modelo de processo decisório comum para os decisores de uma empresa de base tecnológica e verificar se há um alinhamento da tomada de decisão à estratégia da empresa. Além disso, se verificou a incorporação da cultura organizacional pelos decisores no momento da tomada de decisão. Ou seja, se os decisores assumem o comportamento esperado pelo grupo. Isto foi alcançado tomando por base um instrumento de intervenção, que consiste de um questionário aplicado aos decisoreschave da empresa. Este instrumento de intervenção possibilitou evidenciar a presença de um processo decisório estruturado na empresa Alfa, aderente ao modelo de Racionalidade Limitada, proposto por Simon (1947). Além disso, o instrumento de intervenção trouxe subsídios que indicaram a necessidade de desenvolver diretrizes a serem assumidas pela empresa estudada para contribuir com a melhoria do seu processo decisório. Essas diretrizes foram desenvolvidas no presente estudo. Assim, assume-se que este trabalho consiste em uma pesquisa descritiva, uma vez que evidenciou a percepção sobre o processo decisório da amostra selecionada. Também constitui-se de uma pesquisa aplicada, haja vista que colaborou de forma prática para a melhoria do processo decisório da empresa. Entende-se o presente trabalho como um estudo de caso, uma vez que explora um contexto real <br> Given the importance of decision making in the organizational environment, it is understood to be necessary to have a standard format for this activity, ie, having a structure for decision making. Thus, it is intended that the different decision makers of a company use a common sequence of steps to make a decision. However, the structure of the decision-making process does not in itself guarantee a better result in decision making in the company. For this it is necessary that the different decisions that are happening simultaneously in all organizational levels, are guided by common goals. In case the organization is assumed to decision making is guided by organizational objectives rather than being guided by the subjective intentions of the decision maker. Therefore, this study aimed to verify whether a process model for making common makers of a technology-based company and see if there is an alignment of decision making to the business strategy. Furthermore, we detected incorporation of organizational culture by decision makers at the time of decision making. That is, if the decision makers assume the behavior expected by the group. This was achieved by building on an instrument of intervention, consisting of a questionnaire given to the key decision makers of the company. This intervention instrument evidencing the possible presence of a structured decision-making process in the company Alfa adhering to Bounded Rationality model, proposed by Simon (1947). In addition, the instrument of intervention brought subsidies that indicated the need to develop guidelines to be assumed by the company studied to contribute to the improvement of the decision making process. These guidelines were developed in this study and are presented in section 4.2.3 of this work. Thus, it is assumed that this study is a descriptive research, as evidenced perception on the decision-making process of the selected sample. Also constitutes an applied research, given that liaised practice by establishing guidelines for the improvement of business decisionmaking. Refers to this work as a case study, as it explores a real context. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122804 |
Date: | 2013 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
322016.pdf | 1.254Mb |
View/ |