Utilização da escala de Braden no cuidado do paciente em risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão em uma clínica médica

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Utilização da escala de Braden no cuidado do paciente em risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão em uma clínica médica

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Title: Utilização da escala de Braden no cuidado do paciente em risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão em uma clínica médica
Author: Wechi, Jeane Silvestri Farias
Abstract: As úlceras por pressão (UPs) representam um grave problema para os pacientes, familiares e a equipe de enfermagem. Diante desta realidade, emana a necessidade de buscar e propagar o conhecimento através de ações educativas sobre medidas preventivas com respaldo científico, a fim de favorecer uma atenção peculiar aos pacientes com feridas crônicas, em especial a UP, para que o cuidado de enfermagem seja seguro e eficaz. Frente a este contexto, o presente estudo objetiva: instrumentalizar a equipe de enfermagem de uma unidade de internação de Clínica Médica para o cuidado com o paciente em risco de úlceras por pressão através da utilização da Escala de Braden; construir coletivamente um fluxograma de intervenções de enfermagem a partir dos resultados obtidos com a aplicação da citada Escala; e determinar o perfil clínico-demográfico por meio da aplicação desta nos pacientes internados em uma unidade de Clínica Médica. Trata-se de pesquisa qualitativa, convergente assistencial, desenvolvida em unidade de internação de Clínica Médica de um Hospital Universitário de Santa Catarina, no período de maio a agosto de 2012. Participaram dezesseis (16) profissionais de enfermagem e cento e dezenove (119) pacientes que estiveram internados no período da coleta de dados. Realizaram-se ações educativas com os profissionais de enfermagem, cujos encontros foram organizados de acordo com o Arco da Problematização. Nestes encontros, foram aplicados questionários que visaram estimar o conhecimento acerca das úlceras por pressão e da Escala de Braden. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo em seus três momentos: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados e interpretação. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob o parecer nº 147.945. Os resultados são apresentados em três manuscritos, sendo que o primeiro, Instrumentalização dos enfermeiros de uma unidade de internação para o uso da Escala de Braden, suscitou três categorias: Conhecimento sobre o cuidado preventivo para úlcera por pressão; Conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Braden; Reflexões sobre a utilização da Escala de Braden em uma unidade de Clínica Médica. Os resultados apontam que os enfermeiros ampliaram seus conhecimentos acerca da Escala em questão e observaram a necessidade de prevenção das úlceras por pressão utilizando este instrumento preditivo. Com isso, foram elaboradas intervenções de enfermagem para a prevenção de úlceras por pressão de acordo com a Escala de Braden. O segundo manuscrito, intitulado Ações educativas para técnicos e auxiliares de enfermagem sobre prevenção da úlcera por pressão, originou duas categorias: Conhecimento dos técnicos e auxiliares de enfermagem sobre úlceras por pressão; e Reflexos da utilização das medidas preventivas na prevenção das úlceras por pressão na unidade de Clínica Médica. Os resultados indicaram que estes profissionais possuem conhecimento sobre as medidas preventivas para as úlceras por pressão e as utilizam na sua prática diária, e que as ações educativas realizadas aprimoraram seus embasamentos científicos. O terceiro manuscrito, Perfil dos pacientes de uma unidade de internação avaliados a partir da Escala de Braden, apresentou o seguinte resultado, quanto maior a idade e o grau de dependência dos pacientes, associado à causa da hospitalização e o tempo de internação, maior o risco para o desenvolvimento de úlceras por pressão. Conclui-se que este estudo aprimorou o conhecimento dos participantes acerca da prevenção das úlceras por pressão através de ações educativas, da aplicabilidade da Escala de Braden e de medidas preventivas na prática diária. Portanto, com sua realização, torna-se viável e necessária a implantação da Escala de Braden nas unidades de internação desta instituição. <br>Abstract : Pressure ulcers represent a serious problem for patients, families and nursing staff. Given this reality, emanates the need to seek and disseminate knowledge through educational activities on preventive measures with scientific support in order to promote a peculiar attention to patients with chronic wounds, especially UP, so that nursing care is safe and effective. Given this context, this study aimed to equip the nursing unit of a hospital medical clinic to care for the patient at risk for pressure ulcers by using the Braden scale, collectively build a flowchart of interventions nursing from the results obtained with the application of the Braden Scale and determine the clinical / demographic through the application of the Braden Scale in patients admitted to a medical unit. This is a qualitative research, convergent, developed in an inpatient facility medical clinic of the University Hospital of Santa Catarina, between May and August 2012. Participated in 16 nurses and 119 patients who were hospitalized in the period of data collection. Educational activities were conducted with nurses, whose meetings were organized according to the arc of questioning. These meetings were also used questionnaires that aimed to estimate the knowledge about of pressure ulcers and the Braden cale. For data analysis we used the content analysis, in its three stages: pre -analysis, material exploration, processing and interpretation of the results. The study was approved by the ethics committee on human research under Opinion No 147 945. The results are presented in three manuscripts: the first, instrumentalization of nurses from an inpatient facility for using the Braden scale, raised three categories: Knowledge about preventive care for pressure ulcers; Knowledge of nurses about the Braden scale; reflections on the use of the Braden scale in a medical unit. The results showed that nurses expanded their knowledge of the Braden scale and noted the need for prevention of pressure ulcers using this predictive instrument. Thus were prepared nursing interventions for the prevention of pressure ulcers according to the Braden Scale. The second, Educational activities for technicians and nursing assistants on the prevention of pressure ulcers, originated two categories: knowledge of technicians and nursing assistants on pressure ulcers and reflections on the use of preventive measures in the prevention of pressure ulcers in the clinical unit medical. The results indicated that these professionals possess knowledge about preventive measures for pressure ulcers and use in their daily practice, and that the educational activities improved their scientific emplacements. The third manuscript, profile of patients in an inpatient facility evaluated from the Braden Scale, showed that as a result , the higher the age and degree of dependency of patients , associated with the cause of hospitalization and length of stay , the greater the risk for developing pressure ulcers. We conclude that this study has enhanced the participants' knowledge about prevention of pressure ulcers through educational and applicability of the Braden Scale and preventive measures in daily practice. With this study is feasible and necessary to the implementation of the Braden scale in inpatient units of the institution.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122788
Date: 2013


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