Práticas de gestão do conhecimento adotadas na coordenação, dos polos do curso de graduação em administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

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Título: Práticas de gestão do conhecimento adotadas na coordenação, dos polos do curso de graduação em administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Ferreira, Eliane Duarte
Resumo: Esta dissertação visa analisar as práticas de Gestão do Conhecimento aplicadas pela coordenação dos polos do curso de graduação em administração a distância da Universidade Federal Santa Catarina, visando o desenvolvimento das suas atividades.Para tanto, utilizou-se a pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e o estudo de caso. Para a coleta de dados, mais especificamente, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental e de entrevistas semi-estruturadas, com o uso de um roteiro de entrevista, junto aos coordenadores dos polos de ensino de Santa Catarina do curso em estudo. As questões que integram tal roteiro foram construídas com base nas dimensões cultura organizacional, estrutura organizacional e políticas de recursos humanos, propostas por Terra (2005), que foram adaptadas considerando-se as características da instituição universitária e da educação a distância. Por fim, o método análise de conteúdo foi utilizado para analisar os dados coletados, sendo acompanhado pela técnica analítica pattern matching. Como resultados, a priori, identificou-se que, entre as práticas de GC mais frequentemente aplicadas no ambiente estudado, na dimensão cultura organizacional, estão aquelas que buscam garantir um espaço para a apresentação de ideias; já na dimensão estrutura organizacional, há um esforço particular, nos polos, em proporcionar equipes de trabalho ligadas através de sistemas inteligentes de informação que garantem a captação, codificação, transparência e o rápido acesso ao conhecimento acumulado; e, na dimensão administração de recursos humanos, as práticas analisadas são praticadas, em média, por 2 polos. Ainda, na percepção dos entrevistados, foram observadas tanto limitações quanto possibilidades advindas do uso de práticas de GC para a coordenação do Curso em estudo, a partir das quais são trazidas recomendações para o aperfeiçoamento e ampliação do conjunto de práticas de GC aplicadas na coordenação do Curso de graduação em Administração a distância UFSC. Como conclusão, verifica-se que, apesar das limitações, as práticas de GC aplicadas nos polos de ensino são fundamentais para o êxito da coordenação de um curso a distância e que ainda há muito a se realizar na consolidação delas.<br>Abstract: This dissertation has as a propose to analyze knowledge management practices applied, in the distance poles, for the coordination of the UAB undergraduate course in business administration of UFSC, for the development of their activities. Therefore, it was used the following research methods: descriptive and applied research, qualitative research and case study. For data collection it was applied the bibliographical and documental research and a semi-structured interview, using a script by interview, along with the poles coordinators of Santa Catarina of the studied Course. The key issues that integrate this script were built on the basis of the dimensions named organizational culture, organizational structured and human resources politics, offered by Terra (2005), which was adapted considering University and distance education´s characteristics. The content analysis method was used to analyze the data collected, accompanied by analytical pattern matching technique. As results, it was identified that the KM practices that are more undertaken by quoted coordination, in the organizational culture, was that one that assure an space for idea presentations; in the organizational structured dimension, there is a particular effort to development work teams connected by intelligent information systems that assure the captivation, codification, transparency and quick access for the cumulative knowledge; and in the human resources politics dimension , it was identified limitations and possibilities in using KM practices for the coordination of the studied Course, from which it was brought recommendations for the improvement and increase of the KM practices applied in the coordination of the UAB undergraduate course in business administration of UFSC. As a conclusion, is that was found that, beyond of the existing limitations, the KM practices applied in the distance poles are essential for the success of the coordination of a distance education course and that there are much to do for their consolidation.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122703
Data: 2013


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