Abstract:
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O setor têxtil, acompanhando o processo de globalização e competitividade mundial, fatores que vêm atingindo as diversas indústrias existentes, vem sofrendo grandes pressões que conduzem as empresas a operar de maneira mais racional e eficiente. Com o fim do acordo Multi-fibras, revogado em 31 de dezembro de 2004, o qual estabelecia restrições ao comércio de produtos têxteis pela imposição de um sistema de quotas anuais para produtos exportados para os países desenvolvidos, o comércio mundial de artigos têxteis foi liberado. Desde então, os países desenvolvidos vêm sofrendo maior competição proveniente de países com condições operacionais e estruturais mais eficientes, como: China, Índia, Paquistão e Brasil. Sendo assim, o objetivo deste trabalho reflete a estratégia corporativa adotada pela empresa Coteminas S.A., situada em Blumenau/SC., líder brasileira no segmento de produtos de cama, mesa e banho, sendo também especializada na produção de fios, tecido crus, tecidos acabado e semi-acabados para industrialização e uso doméstico. A Coteminas realizou em janeiro de 2006, o processo de fusão com a empresa americana Springs Industries, a qual possui plantas de produção e centros de distribuição nos Estados Unidos, Canadá e México, e escritórios de importação na Índia e na China. Após o processo de fusão, as duas empresas passaram a operar sob o nome Springs Global Participações S.A., tornando-se a maior empresa têxtil do mundo em cama e banho. Inerente a explanação desse processo de fusão, encontra-se a fundamentação teórica, abordando em seu contexto de estratégia, os temas, entre outros: definição, importância, competitividade, fatores determinantes, níveis e tipos de estratégia corporativa, seguida de um panorama do setor têxtil mundial e brasileiro. |