Padrões de especializações no comércio Brasil - China

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Padrões de especializações no comércio Brasil - China

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Seabra, Fernando
dc.contributor.author Mattos, Michelle
dc.date.accessioned 2014-08-01T18:17:22Z
dc.date.available 2014-08-01T18:17:22Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122454
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho destina-se a um estudo empírico dos padrões de especialização no comércio Brasil – China. Dá-se especial atenção aos principais produtos exportados no período de 1989 a 2006, objetivando avaliar a competitividade e o dinamismo das relações comerciais. A partir da análise proposta por Yeats (1998), avalia-se um conjunto de indicadores de comércio (Intensidade do Comércio, Orientação Regional e Vantagem Comparativa Revelada), os quais demonstram as preferências de comércio. Conclui-se que o Brasil promove um comércio aberto, dado que suas relações comerciais com o mundo são superiores ao comércio bilateral com a China e muito mais intenso em tecnologia. Para o comércio com a China, observa-se que o Brasil tende a exportar commodities e produtos com baixa tecnologia. pt_BR
dc.format.extent 68 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject China pt_BR
dc.subject Comércio Bilateral pt_BR
dc.subject Vantagem Comparativa pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.title Padrões de especializações no comércio Brasil - China pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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