A internalização de práticas do desenvolvimento sustentável nas empresas: estudo de caso de setores selecionados da Grande Florianópolis
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Title:
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A internalização de práticas do desenvolvimento sustentável nas empresas: estudo de caso de setores selecionados da Grande Florianópolis |
Author:
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d’Albertas, Sylvia Marie
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Abstract:
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Este trabalho evidencia que, apesar de o comércio e o mercado financeiro serem globalizados, as informações serem instantâneas e a riqueza gerada cada vez maior, muitas áreas do planeta não têm acesso a esses mercados e apresentam extrema pobreza. O modo de desenvolvimento predominante tem desencadeado um aumento na desigualdade social e econômica e agravado a degradação do meio ambiente através do uso excessivo dos recursos naturais e dos mais diversos tipos de poluição. A evidência dessas questões, desde a metade do século passado, trouxe à tona a discussão sobre outras formas de desenvolvimento que levassem em consideração, além do crescimento econômico, o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente. Uma das alternativas apresentadas é o desenvolvimento sustentável, o qual tem se tornado parte do cotidiano das empresas, pois há uma crescente cobrança do mercado consumidor para que os produtos e serviços sejam produzidos e oferecidos levando em consideração aspectos sociais e ambientais. Uma empresa socialmente responsável e preocupada com a gestão ambiental pode encontrar na adoção de práticas do desenvolvimento sustentável uma fonte de oportunidades e vantagens competitivas que lhe permitam manter ou aumentar sua participação no mercado. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de internalização de práticas do desenvolvimento sustentável nas empresas com o intuito de entender como tem se dado esse processo e de servir como referência para aquelas empresas que queiram se lançar no campo da sustentabilidade. Para tanto, além de revisão de bibliografia, foi realizados estudo de caso em seis empresas da região da Grande Florianópolis, sendo quatro pequenas e médias do setor de produtos alimentares e duas grandes empresas do setor de energia elétrica. Os resultados permitem observar diferenças em relação ao grau de comprometimento das empresas com a sustentabilidade, bem como identificar seus pontos fortes e aqueles passíveis de melhorias. Observa-se que as empresas de grande porte apresentam maior grau de sustentabilidade corporativa, tendo em vista a implementação de políticas formais em relação à ética e ao meio ambiente, além de possuírem um processo sistemático de planejamento estratégico e acompanhamento de metas a curto e longo prazo. No caso das pequenas e médias empresas, estas ainda têm pouca atuação no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social, limitando-se, principalmente, ao atendimento à legislação. |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122375
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Date:
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2007 |
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