Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006

DSpace Repository

A- A A+

Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Meurer, Roberto
dc.contributor.author Rabelo, Juliano Paz
dc.date.accessioned 2014-07-30T16:09:37Z
dc.date.available 2014-07-30T16:09:37Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122296
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract O consumo no Brasil vem atravessando nos últimos anos uma fase de grandes mudanças. Existe forte suscetibilidade do setor varejista à política econômica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000 a 2006. Conhecer a influência dessas variáveis macroeconômicas sobre o comportamento das vendas de varejo pode ser um indicador de tendência de vendas de grande importância ao setor varejista nacional. Dentre os dados analisados, a conclusão é de que os fatores, índice de inflação (IPCA), taxa de juros (Selic), taxa de câmbio real – dólar americano, rendimento médio real do trabalho principal, PIB, volume de crédito à pessoa física e taxa de juros do crédito à pessoa física apresentam influência relevante sobre o volume de vendas do varejo brasileiro no período entre os anos de 2000 a 2006. Os fatores, índice de horas trabalhadas na indústria, nível de utilização da capacidade instalada e índice de produção industrial aparentam ter sido influenciados pelo volume de vendas do varejo brasileiro no período, porém o oposto também poderia ser verdadeiro. Todos os fatores analisados concentram seu núcleo de influência no trimestre atual ou com 1 trimestre de defasagem. Exceto, o índice de inflação (IPCA) que apresenta núcleo central de influência entre 1 e 2 trimestres de defasagem. pt_BR
dc.format.extent 56 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Variáveis macroeconômicas pt_BR
dc.subject Vendas de varejo pt_BR
dc.subject Política econômica pt_BR
dc.title Análise da influência de fatores macroeconômicos no comportamento das vendas de varejo no Brasil no período de 2000-2006 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Economia293470.pdf 248.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar