Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis

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Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis

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Title: Ações de marketing aplicadas nas bibliotecas das instituições de ensino superior de Florianópolis e Grande Florianópolis
Author: Avellar, Angélica Venise
Abstract: Este trabalho apresenta a pesquisa que configura em um trabalho de conclusão do curso de Biblioteconomia. Tem por objetivo verificar e analisar as ações de marketing aplicadas nas bibliotecas universitárias de Florianópolis e Grande Florianópolis, observando os recursos utilizados para atender os usuários das bibliotecas universitárias. A pesquisa partiu do questionamento quanto à aplicação de ações de marketing na gestão por parte das unidades de informação identificadas. A biblioteca é uma organização que necessita de qualidade e eficácia na prestação do serviço para com o usuário disponibilizando conhecimento. O desenvolvimento de um plano de marketing auxilia e padroniza a excelência deste serviço. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, qualitativa e quantitativa. Quanto à coleta e análise dos dados classifica-se como uma pesquisa de levantamento. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário eletrônico encaminhado para o bibliotecário responsável de cada instituição. Dentre as dezoito bibliotecas universitárias de Florianópolis e Grande Florianópolis que compõem o universo da pesquisa, participaram deste estudo sete, representando 38,9% do total de instituições. A pesquisa apontou que as bibliotecas universitárias não possuem um planejamento formal, contudo, estas unidades de informação desenvolvem ações de marketing, ainda que inconscientemente.This paper presents research that configures into a work of completing the course in librarianship. Aims to verify and analyze marketing activities implemented in university libraries and Florianópolis Florianópolis, noting the resources used to meet users of university libraries. The study started from the question as to the application of marketing in management by the unit of information identified. The library is an organization that needs quality and efficiency in the provision of service to the user providing knowledge. The development of a marketing plan assists and standardizes the excellence of this service. It is a bibliographic and descriptive, qualitative and quantitative research. As for the collection and analysis of data is classified as a survey research. Data were collected through an electronic questionnaire sent to the librarian in charge of each institution. Among the eighteen university libraries and Florianópolis Florianópolis that make up its universe, seven participated in this study, representing 38.9% of total institutions. The survey pointed out that the university libraries do not have a formal plan, however, these information units develop marketing initiatives, albeit unconsciously.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122238
Date: 2014-07-10


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