Uso de tecnologias em biblioteconomia: uma avaliação preliminar em currículos de curso no que tange à utilização de recursos tecnológicos

DSpace Repository

A- A A+

Uso de tecnologias em biblioteconomia: uma avaliação preliminar em currículos de curso no que tange à utilização de recursos tecnológicos

Show full item record

Title: Uso de tecnologias em biblioteconomia: uma avaliação preliminar em currículos de curso no que tange à utilização de recursos tecnológicos
Author: Resmini, Rosângela Fátima
Abstract: A relação da tecnologia com as Ciências Sociais Aplicadas vem atribuindo novos campos de atuação aos bibliotecários. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem permite melhorar o ambiente educacional, proporcionando uma maior interação e construção do conhecimento coletivo. As chamadas disciplinas tecnológicas permitem que o aluno entre em contato com a tecnologia e aprenda a trabalhar com ferramentas tecnológicas. Assim, este trabalho apresenta uma análise da adoção de tecnologias da informação e comunicação em cursos de Biblioteconomia. Procurou-se identificar, em universidades brasileiras com mais publicações em periódicos nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, as disciplinas que utilizam e tratam sobre tecnologia nos cursos de Biblioteconomia. Também foram analisados os impactos da adoção de tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizado sob a ótica dos alunos. Para tanto, utilizou-se um questionário online como instrumento de coleta de dados. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção do uso de tecnologia nos cursos de Biblioteconomia é importante e necessária. Os alunos afirmam aprenderem mais com o uso da tecnologia e as ferramentas tecnológicas são vistas por eles como sendo de grande utilidade, por agilizar o processo de aprendizado.The relationship between technology and Applied Social Sciences has been assigning new fields of activity to librarians. The use of technological resources in the teaching / learning process improves the educational environment, providing greater interaction and building collective knowledge. Technological disciplines allow students to connect with technology and learn how to work with technological tools. Thus, this paper presents an analysis of the adoption of information and communication technologies in librarianship courses. It sought to identify, in Brazilian universities with publications in journals in the field of Library and Information Science, the disciplines that use and address technology in Librarianship courses. The impact of the adoption of information and communication technologies in the learning process from the students’ perspective was also analyzed. To this end, an online questionnaire was used as a means of data collection. The survey results indicate that the adoption of technology use in Librarianship courses is important and necessary. Students claim to learn more by using technology and technological tools are viewed as being very useful to accelerate the learning process.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122223
Date: 2014-07-11


Files in this item

Files Size Format View
Rosangela_Resmini_repositório UFSC.pdf 1.872Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar