Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Mutti, Cristine do Nascimento |
|
dc.contributor.author |
Bicalho, Viviane Schmoeller |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-24T21:24:34Z |
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dc.date.available |
2014-07-24T21:24:34Z |
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dc.date.issued |
2014-07-24 |
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dc.date.submitted |
2014-07-08 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122010 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
en |
dc.description.abstract |
O perfil dos clientes tem-se modificado nos últimos anos, tornando-os cada vez mais exigentes com os produtos colocados à sua disposição. O gerenciamento da satisfação do usuário é um dos principais fatores de sucesso de uma empresa, pois fornece informações necessárias à tomada de decisões e ao desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade e produtividade. A identificação das necessidades dos clientes é o ponto inicial para empresas construtoras que desejam iniciar programas de qualidade, tais como a ISO 9001 e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H. Verificar o nível de satisfação dos moradores com o imóvel adquirido foi um dos objetivos principais desse trabalho que pôde ser atingido por meio da Avaliação Pós-Ocupação - APO. Realizou-se um estudo de caso, com a utilização de questionários enviados aos moradores de um empreendimento na cidade de Florianópolis/SC. O índice de respostas foi de 42,7%. Verificou-se a que a composição familiar predominante é composta por um ou dois adultos sem filhos; quais os principais serviços e materiais que demandam assistência técnica pós-venda; diretrizes para futuros projetos, preferência por espaços maiores, áreas de vivência internas ao apartamento maior e melhor equipadas; e, também, que embora o usuário se declare 100% satisfeito com o ambiente construído os argumentos e as reclamações expostas não confirmam os resultados, ninguém está totalmente satisfeito. Obtiveram-se dados que podem ser úteis aos setores de projeto e assistência técnica pós-venda da construtora responsável pela execução do edifício residencial. Com isso obtêm-se informações que, se utilizadas adequadamente, podem subsidiar um processo contínuo de melhoria na empresa. |
en |
dc.format.extent |
93 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Construção civil |
en |
dc.subject |
Avaliação Pós-Ocupação - APO |
en |
dc.subject |
Gestão da qualidade |
en |
dc.subject |
Satisfação do usuário |
en |
dc.title |
Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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