A concentração de capitais no setor de supermercados

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A concentração de capitais no setor de supermercados

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Mattei, Lauro
dc.contributor.author Mayer, Luiz Modesto
dc.date.accessioned 2014-07-22T16:51:01Z
dc.date.available 2014-07-22T16:51:01Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121886
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. en
dc.description.abstract O presente trabalho demonstra o processo de concentração de capitais no setor de supermercados ocorrido na última década. Para tanto fez-se um levantamento através de informações colhidas junto ao site da Associação Brasileira de Supermercados, ABRAS, relativas ao faturamento bruto das cinqüenta principais redes de supermercados do País no período compreendido entre 1992 à 2003 dentre as 300 empresas catalogadas pela ABRAS. Com base na literatura que aborda o assunto da globalização econômica mundial e da concentração capitalista e através da interpretação de tabelas elaboradas especificamente para este fim, procurou-se demonstrar como ocorreu a nova configuração do setor no que se refere aos índices de aquisições e incorporações de empresas. Como resultado, ficou evidenciado um alto índice de concentração de capital ocorrido, principalmente entre as quatro principais empresas que lideram a lista das maiores do ranking ABRAS. Ficou evidenciada, ainda, a internacionalização do setor com a chegada das grandes redes estrangeiras que aqui se estabeleceram através da aquisição de empresas nacionais ou da implantação de grandes estabelecimentos. Assim, empresas sólidas e tradicionais em suas respectivas regiões sucumbiram à força do capital dessas grandes corporações internacionais. O panorama de concentração de capitais no setor, que em 1992 já se manifestava de forma bastante evidente, se tornou, durante o período, muito mais abrangente e em 2003 registrou índices que identificam uma espécie de oligopólio competitivo. Pelo exposto nesta monografia, e a continuar o ritmo desse processo de fusões e aquisições, nos próximos anos restarão à exemplo do Chile, duas ou três redes competindo em um ambiente de guerra aberta como o que marca atualmente o varejo nos Estados Unidos. en
dc.format.extent 76 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Concentração capitalista en
dc.subject Indicadores de concentração en
dc.subject Economia de Empresas en
dc.title A concentração de capitais no setor de supermercados en
dc.type TCCgrad en


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