A contribuição do custeio variável na comparação do preço de venda de mercado em relação à margem de contribuição
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Petri, Sérgio Murilo |
en |
dc.contributor.author |
Martins, Francinny |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-03T00:25:26Z |
|
dc.date.available |
2014-07-03T00:25:26Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
en |
dc.identifier.other |
295949 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121453 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
en |
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliométrica realizada em uma empresa atacadista distribuidor, com objetivo de compor o preço de venda dos produtos de uma distribuidora de alimentos para animais domésticos por meio da abordagem do custeio variável com o auxílio da margem de contribuição objetivada. Este estudo de caráter descritivo e conceitual aplicado fez uso da abordagem quantitativa ao compor o preço de venda com o auxílio da margem de contribuição. Para a coleta de dados utilizou-se da pesquisa documental, investigando arquivos da empresa analisada. O presente artigo inicia com os conceitos de preço de venda e margem de contribuição, bem como afiliação teórica dos mesmos. É apresentado o processo de formação de preços de venda, bem como as variáveis que compõem a margem de contribuição objetivada. Após o cálculo do preço de venda pelo método utilizado neste trabalho e a comparação com o preço utilizado pela empresa analisada, foi possível verificar: (i) a empresa não considera para o cálculo do preço de venda alguns custos e nenhuma despesa variável; (ii) preço de venda formado pela margem de contribuição é maior em relação ao praticado pela empresa; (iii) o mercado competitivo faz com que a empresa utilize margens decrescentes e tenha despesas crescentes; e (iv) a margem de contribuição é adequada para formação de preço, principalmente no segmento de distribuidoras, por não apresentar custos de fabricação e sim, apenas custos variáveis. |
en |
dc.format.extent |
15 f.| tabs. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Contabilidade |
en |
dc.subject.classification |
Preços |
en |
dc.subject.classification |
Custo variável |
en |
dc.title |
A contribuição do custeio variável na comparação do preço de venda de mercado em relação à margem de contribuição |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
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