Sustentabilidade Ambiental: estudo em uma instituição de ensino público no oeste catarinense
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dc.contributor.advisor |
Pfitscher, Elisete Dahmer |
en |
dc.contributor.author |
Souza, Vanessa Duarte de |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-03T00:25:02Z |
|
dc.date.available |
2014-07-03T00:25:02Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
en |
dc.identifier.other |
303971 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121447 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. |
en |
dc.description.abstract |
Este estudo teve por objetivo analisar a sustentabilidade ambiental de uma instituição de ensino do Estado de Santa Catarina. Como objetivos específicos têm-se: apresentar a atuação da empresa estudada nas áreas sociais e ambientais; verificar os índices de sustentabilidade ambiental por meio da aplicação parcial do SICOGEA - Geração 3; apresentar uma proposta de melhoria com a criação de um plano resumido de gestão ambiental e investigar a aderência desta instituição à Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P). A metodologia quanto aos objetivos trata-se de pesquisa exploratória; no que se refere aos procedimentos técnicos trata-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Quanto à abordagem do problema, utiliza-se uma análise qualitativa. A trajetória metodológica divide-se em três fases, a primeira trata da "Revisão Teórica", onde são estudados os temas: Responsabilidade Social; Ética Profissional; Sistema de Gestão Ambiental (GAIA- Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais; SICOGEA- Sistema Contábil Gerencial Ambiental- Geração 2 e 3), e Agenda Ambiental na Administração Pública. Na segunda fase, têm-se a "Análise dos resultados" onde primeiramente faz-se um breve histórico da instituição pesquisada e após aplica-se o SICOGEA - Geração 3, que contou com uma lista de verificação contendo 154 questões relacionadas à interação da organização com o meio ambiente e juntamente com a apresentação do plano resumido de gestão ambiental - 5W2H. Como terceira e última fase tem-se a realização de um check-list com 43 questões voltadas para a adoção da A3P. As respostas dos questionários foram obtidas por meio de uma servidora da instituição. Analisando os dados obtidos, verificou-se um grau de sustentabilidade geral de 43,65% (quarenta e três vírgula sessenta e cinco por cento), correspondente a uma avaliação considerada "regular". O subgrupo mais deficitário foi o dos "indicadores contábeis", que alcançou um desempenho ambiental de apenas 17,50% (dezessete vírgula cinqüenta por cento). Considerando os grupos-chave analisados, o pior índice de sustentabilidade encontrado foi o do critério "Finanças", que engloba os indicadores contábeis. No que diz respeito à A3P, a instituição teve uma aderência positiva, apenas não aderindo a quatro questões do eixo que trata da qualidade de vida no trabalho. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Contabilidade |
en |
dc.subject.classification |
Gestão ambiental |
en |
dc.subject.classification |
Administração pública |
en |
dc.subject.classification |
Responsabilidade ambiental |
en |
dc.title |
Sustentabilidade Ambiental: estudo em uma instituição de ensino público no oeste catarinense |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Uhlmann, Vivian Osmari |
en |
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