Sustentabilidade Ambiental: estudo em uma instituição de ensino público no oeste catarinense

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Sustentabilidade Ambiental: estudo em uma instituição de ensino público no oeste catarinense

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dc.contributor.advisor Pfitscher, Elisete Dahmer en
dc.contributor.author Souza, Vanessa Duarte de en
dc.date.accessioned 2014-07-03T00:25:02Z
dc.date.available 2014-07-03T00:25:02Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 303971 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121447
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Ciências Contábeis. en
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo analisar a sustentabilidade ambiental de uma instituição de ensino do Estado de Santa Catarina. Como objetivos específicos têm-se: apresentar a atuação da empresa estudada nas áreas sociais e ambientais; verificar os índices de sustentabilidade ambiental por meio da aplicação parcial do SICOGEA - Geração 3; apresentar uma proposta de melhoria com a criação de um plano resumido de gestão ambiental e investigar a aderência desta instituição à Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P). A metodologia quanto aos objetivos trata-se de pesquisa exploratória; no que se refere aos procedimentos técnicos trata-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Quanto à abordagem do problema, utiliza-se uma análise qualitativa. A trajetória metodológica divide-se em três fases, a primeira trata da "Revisão Teórica", onde são estudados os temas: Responsabilidade Social; Ética Profissional; Sistema de Gestão Ambiental (GAIA- Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais; SICOGEA- Sistema Contábil Gerencial Ambiental- Geração 2 e 3), e Agenda Ambiental na Administração Pública. Na segunda fase, têm-se a "Análise dos resultados" onde primeiramente faz-se um breve histórico da instituição pesquisada e após aplica-se o SICOGEA - Geração 3, que contou com uma lista de verificação contendo 154 questões relacionadas à interação da organização com o meio ambiente e juntamente com a apresentação do plano resumido de gestão ambiental - 5W2H. Como terceira e última fase tem-se a realização de um check-list com 43 questões voltadas para a adoção da A3P. As respostas dos questionários foram obtidas por meio de uma servidora da instituição. Analisando os dados obtidos, verificou-se um grau de sustentabilidade geral de 43,65% (quarenta e três vírgula sessenta e cinco por cento), correspondente a uma avaliação considerada "regular". O subgrupo mais deficitário foi o dos "indicadores contábeis", que alcançou um desempenho ambiental de apenas 17,50% (dezessete vírgula cinqüenta por cento). Considerando os grupos-chave analisados, o pior índice de sustentabilidade encontrado foi o do critério "Finanças", que engloba os indicadores contábeis. No que diz respeito à A3P, a instituição teve uma aderência positiva, apenas não aderindo a quatro questões do eixo que trata da qualidade de vida no trabalho. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Contabilidade en
dc.subject.classification Gestão ambiental en
dc.subject.classification Administração pública en
dc.subject.classification Responsabilidade ambiental en
dc.title Sustentabilidade Ambiental: estudo em uma instituição de ensino público no oeste catarinense en
dc.type TCC (graduação) en
dc.contributor.advisor-co Uhlmann, Vivian Osmari en


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