As educadoras sociais e os cuidados a crianças e adolescentes das casas-lares de Coqueiros
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Souza, Marli Palma de |
en |
dc.contributor.author |
Castro, Greyce Campos de |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-03T00:15:41Z |
|
dc.date.available |
2014-07-03T00:15:41Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
en |
dc.identifier.other |
303797 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121291 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo descrever e analisar a visão das educadoras sociais sobre os cuidados destinados a crianças e adolescentes nas Casas-Lares Nossa Senhora do Carmo e São João da Cruz, com vistas a contribuir para a melhoria de tais cuidados. Os objetivos específicos são: Identificar o perfil das educadoras sociais; Compreender a concepção sobre o cotidiano de cuidado das educadoras sociais no atendimento às crianças e adolescentes e suas famílias; Contribuir para a qualificação das educadoras sociais. Na primeira seção abordaremos as entidades de acolhimento institucional e suas características, bem como os dados da pesquisa realizada pelo IPEA intitulada: O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Em seguida discutiremos a importância dos cuidados para crianças e adolescentes. Nos casos de crianças e adolescentes, em situação de acolhimento institucional, os cuidados são de extrema importância para a superação das dificuldades advindas da separação da família e do próprio processo de acolhimento, além de ser essencial para se obter êxito no retorno ou reinserção familiar. Ainda na primeira seção enfocaremos os cuidados na perspectiva do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. Na segunda seção, descrevemos a análise dos dados da pesquisa, obtidos através das entrevistas e da aplicação do questionário realizado com as educadoras sociais, tecendo considerações a respeito do tema em questão. Concluímos que as educadoras sociais reconhecem seu papel como educadoras, desempenham esse papel mais intuitivamente do que como resultado de capacitação e, embora digam apostar no diálogo para solucionar conflitos e lidar com comportamentos rebeldes ainda atuam disciplinarmente.Visões contraditórias foram manifestadas em relação à provisoriedade das Casas-Lares, as famílias e as próprias crianças e adolescentes acolhidos. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Lares adotivos |
en |
dc.subject.classification |
Assistência a menores |
en |
dc.title |
As educadoras sociais e os cuidados a crianças e adolescentes das casas-lares de Coqueiros |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar