Serviço Social e Produção de Conhecimento: o debate acerca da educação
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Lara, Ricardo |
en |
dc.contributor.author |
Silva, Claudemir Osmar |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T23:36:33Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T23:36:33Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
en |
dc.identifier.other |
303824 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121025 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo analisar a produção teórica do Serviço Social no âmbito da educação. A educação, temática ampla e complexa que pressupõe opções teóricas e políticas acerca de aspectos a serem abordados num estudo científico, principalmente em razão de os estudos sobre o tema terem as mais variadas abordagens. Nesse sentido, nossa pesquisa objetivou desvendar a compreensão desses profissionais em relação ao tema e suas intervenções nos espaços sócio-ocupacionais da educação, a partir da análise dos artigos apresentados nos principais eventos político-científicos da profissão: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e no XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), realizados em 2010. A concepção de educação que perpassa o desenvolvimento deste trabalho, não se limita ao mero assimilamento e/ou desenvolvimento de competências e habilidades pelo homem, mas como possibilite de formá-lo integralmente, e desse modo, contribuir para a construção de uma sociabilidade plenamente emancipada. De caráter bibliográfico, nossa pesquisa utiliza-se da técnica de análise temática e apoia-se no pressuposto de que a produção de conhecimento torna-se relevante quando se tem como meta a busca por explicações das contradições da realidade social. Foram analisados 16 artigos e os resultados apresentam dois eixos temáticos: a) neoliberalismo e educação no Brasil e; b) a inserção do Serviço Social no campo educacional. Contudo, a pesquisa evidencia as diferentes abordagens sobre educação no Serviço Social as quais contribuem para os avanços teóricos que alimentam a intervenção profissional comprometida com a ampliação dos direitos sociais da classe trabalhadora. |
en |
dc.format.extent |
120 f.| tabs. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.title |
Serviço Social e Produção de Conhecimento: o debate acerca da educação |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
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