Serviço Social e Produção de Conhecimento: o debate acerca da educação

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Serviço Social e Produção de Conhecimento: o debate acerca da educação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Lara, Ricardo en
dc.contributor.author Silva, Claudemir Osmar en
dc.date.accessioned 2014-07-02T23:36:33Z
dc.date.available 2014-07-02T23:36:33Z
dc.date.issued 2011 en
dc.identifier.other 303824 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121025
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. en
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo analisar a produção teórica do Serviço Social no âmbito da educação. A educação, temática ampla e complexa que pressupõe opções teóricas e políticas acerca de aspectos a serem abordados num estudo científico, principalmente em razão de os estudos sobre o tema terem as mais variadas abordagens. Nesse sentido, nossa pesquisa objetivou desvendar a compreensão desses profissionais em relação ao tema e suas intervenções nos espaços sócio-ocupacionais da educação, a partir da análise dos artigos apresentados nos principais eventos político-científicos da profissão: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e no XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), realizados em 2010. A concepção de educação que perpassa o desenvolvimento deste trabalho, não se limita ao mero assimilamento e/ou desenvolvimento de competências e habilidades pelo homem, mas como possibilite de formá-lo integralmente, e desse modo, contribuir para a construção de uma sociabilidade plenamente emancipada. De caráter bibliográfico, nossa pesquisa utiliza-se da técnica de análise temática e apoia-se no pressuposto de que a produção de conhecimento torna-se relevante quando se tem como meta a busca por explicações das contradições da realidade social. Foram analisados 16 artigos e os resultados apresentam dois eixos temáticos: a) neoliberalismo e educação no Brasil e; b) a inserção do Serviço Social no campo educacional. Contudo, a pesquisa evidencia as diferentes abordagens sobre educação no Serviço Social as quais contribuem para os avanços teóricos que alimentam a intervenção profissional comprometida com a ampliação dos direitos sociais da classe trabalhadora. en
dc.format.extent 120 f.| tabs. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Educação en
dc.title Serviço Social e Produção de Conhecimento: o debate acerca da educação en
dc.type TCC (graduação) en


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