Ferramentas colaborativas da Web 2.0: uso por alunos de pós- Graduação em ciência da informação para pesquisa bibliográfica

DSpace Repository

A- A A+

Ferramentas colaborativas da Web 2.0: uso por alunos de pós- Graduação em ciência da informação para pesquisa bibliográfica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Rodrigues, Rosângela Schwarz en
dc.contributor.author Neubert, Patrícia da Silva en
dc.date.accessioned 2014-07-02T23:20:32Z
dc.date.available 2014-07-02T23:20:32Z
dc.date.issued 2010 en
dc.identifier.other 296700 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120891
dc.description TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis en
dc.description.abstract As ferramentas para interação e comunicação social disponíveis na web favorecem a comunicação informal e a colaboração entre os membros da comunidade científica. O espaço colaborativo na Internet é amplificado pelo surgimento da Web 2.0. Esta pesquisa analisa o uso de ferramentas colaborativas disponíveis na web pelos alunos do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Para cumprir os objetivos específicos de identificar o perfil dos alunos, o uso de ferramentas colaborativas, e o uso de ferramentas colaborativas para a construção do referencial teórico da pesquisa recorreu-se ao instrumento de coleta de dados na forma de questionário on-line. Os dados foram analisados por meio de análise estatística simples. Os resultados da pesquisa mostraram que com exceção das ferramentas Web 2.0 voltadas exclusivamente para uso científico, o uso da Web 2.0 é quase inexistente no que se refere a finalidades científico-acadêmicas # em especial para a obtenção de bibliografia por parte da população pesquisada. Conclui-se que a há um grande potencial de uso das ferramentas Web 2.0 para compartilhamento de informações e documentos de interesse científico-acadêmicos e para comunicação e colaboração entre os pesquisadores. As possibilidades oferecidas pelas ferramentas da Web 2.0 tem amplo potencial no que refere-se ao uso científico-acadêmico, cabe aos pesquisadores direcionar o uso destas ferramentas para cada finalidade # social, lazer e acadêmica # separadamente e explorá-las en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Pesquisa bibliografica en
dc.subject.classification Ciência en
dc.subject.classification Pesquisa en
dc.title Ferramentas colaborativas da Web 2.0: uso por alunos de pós- Graduação em ciência da informação para pesquisa bibliográfica en
dc.type TCC (graduação em Biblioteconomia) en


Files in this item

Files Size Format View
296700.pdf 2.578Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar