Ferramentas colaborativas da Web 2.0: uso por alunos de pós- Graduação em ciência da informação para pesquisa bibliográfica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Rosângela Schwarz |
en |
dc.contributor.author |
Neubert, Patrícia da Silva |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T23:20:32Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T23:20:32Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
en |
dc.identifier.other |
296700 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120891 |
|
dc.description |
TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis |
en |
dc.description.abstract |
As ferramentas para interação e comunicação social disponíveis na web favorecem a comunicação informal e a colaboração entre os membros da comunidade científica. O espaço colaborativo na Internet é amplificado pelo surgimento da Web 2.0. Esta pesquisa analisa o uso de ferramentas colaborativas disponíveis na web pelos alunos do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Para cumprir os objetivos específicos de identificar o perfil dos alunos, o uso de ferramentas colaborativas, e o uso de ferramentas colaborativas para a construção do referencial teórico da pesquisa recorreu-se ao instrumento de coleta de dados na forma de questionário on-line. Os dados foram analisados por meio de análise estatística simples. Os resultados da pesquisa mostraram que com exceção das ferramentas Web 2.0 voltadas exclusivamente para uso científico, o uso da Web 2.0 é quase inexistente no que se refere a finalidades científico-acadêmicas # em especial para a obtenção de bibliografia por parte da população pesquisada. Conclui-se que a há um grande potencial de uso das ferramentas Web 2.0 para compartilhamento de informações e documentos de interesse científico-acadêmicos e para comunicação e colaboração entre os pesquisadores. As possibilidades oferecidas pelas ferramentas da Web 2.0 tem amplo potencial no que refere-se ao uso científico-acadêmico, cabe aos pesquisadores direcionar o uso destas ferramentas para cada finalidade # social, lazer e acadêmica # separadamente e explorá-las |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Pesquisa bibliografica |
en |
dc.subject.classification |
Ciência |
en |
dc.subject.classification |
Pesquisa |
en |
dc.title |
Ferramentas colaborativas da Web 2.0: uso por alunos de pós- Graduação em ciência da informação para pesquisa bibliográfica |
en |
dc.type |
TCC (graduação em Biblioteconomia) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar