Os benefícios advindos da participação em programas de iniciação científica nos cursos de graduação: revelações da literatura versus percepção dos alunos

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Os benefícios advindos da participação em programas de iniciação científica nos cursos de graduação: revelações da literatura versus percepção dos alunos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.author Pereira, José Paulo Speck en
dc.date.accessioned 2014-07-02T22:52:22Z
dc.date.available 2014-07-02T22:52:22Z
dc.date.issued 2010 en
dc.identifier.other 285833 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120694
dc.description TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis en
dc.description.abstract Pesquisa que analisa os benefícios advindos da participação em programas de iniciação científica (IC) em cursos de graduação, considerando duas vertentes: o que é dito na literatura sobre esse processo e o que é percebido pelos alunos egressos desses programas que cursaram ou estão cursando pós-graduação. Constitui como corpus de análise 30 trabalhos de cunho acadêmico publicados sobre a temática IC na graduação. Utiliza a análise de conteúdo como técnica de tratamento dessas informações, agrupando-as em cinco categorias/variáveis de análise: a) competências adquiridas na IC; b) influência da IC na atuação profissional; c) a relação IC e pós-graduação; d) vantagens competitivas; e) a influência da IC para o aluno adquirir uma visão crítica. Realiza nove entrevistas com ex-bolsistas de IC graduados em Biblioteconomia, mestres ou mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sistematiza tais depoimentos utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Caracteriza os sujeitos da pesquisa como seis do sexo feminino e três do sexo masculino; faixa etária entre 24 e 34 anos; seis formados em Biblioteconomia na UFSC; oito tiveram bolsa de IC por mais de um ano; todos estão atualmente empregados e três deles são professores universitários. Constata por meio das idéias centrais mais presentes em seus discursos que as principais contribuições da IC para sua vida acadêmica foram: a) a valorização do trabalho colaborativo, em especial com os professores, professores-orientadores e colegas; b) a vontade de ingressar na pós-graduação e seguir na carreira docente; c) o aprendizado sobre a elaboração de uma pesquisa científica; d) o desenvolvimento da capacidade de interpretação, leitura e redação; e) desenvolvimento da capacidade de crítica, de tomada de decisão e de raciocínio. Conclui que todos os benefícios da IC encontrados na literatura foram mencionados pelos entrevistados, alguns de forma explícita, outros mais sutilmente e que a experiência da IC é uma oportunidade para o aluno adquirir competências e vivenciar situações de aproximação com o exercício da pesquisa científica. en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Iniciação cientifica en
dc.subject.classification Pesquisa en
dc.title Os benefícios advindos da participação em programas de iniciação científica nos cursos de graduação: revelações da literatura versus percepção dos alunos en
dc.type TCC (graduação em Biblioteconomia) en


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