A hora do conto: um momento de prazer
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Caldin, Clarice Fortkamp |
en |
dc.contributor.author |
Vieira, Sandra Asolini |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T22:45:41Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T22:45:41Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
en |
dc.identifier.other |
296812 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120631 |
|
dc.description |
TCC (graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis |
en |
dc.description.abstract |
A Hora do Conto vale-se da narração, leitura ou dramatização de histórias. Pode se transformar em um momento de prazer se permitir que o público-alvo adentre no imaginário e realize inferências. A Hora do Conto desenvolvida nas bibliotecas públicas e escolares se presta a utilizar o livro como um dos caminhos para explorar o imaginário e melhorar a cognição. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar e analisar as atividades da Hora do Conto na comunidade de Biguaçu, desenvolvidas pela acadêmica, como uma atividade da Biblioteca Municipal Coronel Teixeira de Oliveira. Apresenta uma revisão de literatura a respeito da Hora do Conto: a importância de se criar um ambiente de descontração, como enriquecer essa Hora, como contar histórias para crianças, o papel do bibliotecário como contador de histórias, e a importância de se ouvir histórias. Apresenta também o surgimento da literatura infantil, os pioneiros da literatura infantil no Ocidente, a grande contribuição de Monteiro Lobato para a literatura infantil brasileira e alguns tipos de narrativas infantis. Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Registra doze atividades da hora do Conto, com as histórias: A casa Sonolenta, O patinho Feio, Dumbo, A Bela Adormecida, Rapunzel, O Gato de Botas, Branca de Neve e os Sete Anões, O Homem dos Mil Instrumentos e Mil e Uma Alegrias, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, Os três Porquinhos, O casamento de Emilia e Rabicó e a Galinha Ruiva. Conclui que a Hora do Conto instiga o imaginário, permite a liberdade de interpretação e desperta nas crianças o gosto pela leitura; que o bibliotecário deve explorar esse recurso lúdico como uma atividade a mais a ser desenvolvida na biblioteca. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Arte de contar historias |
en |
dc.subject.classification |
Leitura |
en |
dc.title |
A hora do conto: um momento de prazer |
en |
dc.type |
TCC (graduação em Biblioteconomia) |
en |
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